Palmeiras quebra recorde de utilização das categorias de base em 2021

Levando em consideração toda a temporada de 2021, 24 atletas formados no clube atuaram na equipe profissional com Abel Ferreira

Recheado de Crias da Academia entre os titulares, o Palmeiras voltou a campo pelo Campeonato Brasileiro nesta terça-feira (30) e venceu o Cuiabá por 3 a 1, fora de casa, com brilho de jogadores das categorias de base. Gabriel Silva, Giovani e Gabriel Veron foram à rede e garantiram o triunfo

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Iniciando a partida com 9 atletas oriundos das categorias de base na formação inicial, apenas o zagueiro Kuscevic e o meia Matheus Fernandes não foram formados na Academia de Futebol. Desta maneira, o goleiro Vinicius, os laterais Victor Luis e Garcia, os zagueiros Renan e Michael, o meia Gabriel Menino e os atacantes Gabriel Veron, Giovani e Gabriel Silva, juntos, impuseram o novo recorde de Crias da Academia na escalação no século XXI.

Com a entrada do zagueiro Lucas Freiras e do atacante Kevin durante a partida, o Palmeiras utilizou um total de 24 atletas formados na categoria de base na equipe profissional só em 2021. Com isso, o Verdão superou a marca de 22 atletas utilizados em 2002 e registrou a temporada com maior número de jogadores formados no Palmeiras em toda a história.

Ao todo, atuaram no time de Abel Ferreira os seguintes jogadores formados nas categorias de base do Palmeiras: Danilo; Patrick de Paula; Gabriel Menino, Lucas Esteves; Gabriel Veron; Pedro Acácio; Gabriel Silva; Fabrício; Renan; Vanderlan; Vinicius Silvestre; Victor Luis; Rafael Elias (Papagaio); Fabinho; Giovani; Gustavo Garcia; Wesley; Marcelinho; Newton; Henri; Pedro Bicalho; Michel; Kevin e Lucas Freitas.

Em 2020, o Verdão teve pelo menos um jovem em campo em todas as partidas da caminhada rumo aos títulos da Libertadores, da Copa do Brasil e Campeonato Paulista. Fora as campanhas que culminaram em títulos, entre os 79 jogos disputados na temporada, apenas uma não contou com alguma Cria da Academia. A situação ocorreu no empate por 1 a 1 diante do Grêmio, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Já na temporada 2021, com 46% do elenco profissional composto por atletas que já passaram pelas categorias de formação, o clube segue com bons índices de jovens protagonistas, utilizando alguma prata da casa na formação inicial em 80% das ocasiões.

Com o resultado, o Palmeiras e se garantiu na terceira colocação da competição, apenas atrás de Flamengo e Atlético-MG. Novamente com a equipe recheada de jovens atletas das categorias de base, o time volta a campo na próxima segunda-feira (06), contra o Athletico-PR às 19 horas (de Brasília), na Arena da Baixada.

LEIA MAIS