Palmeiras recebe ata da Fifa traduzida que atesta clube como primeiro campeão mundial

Evento contou com a presença de ex-ministro Aldo Rebelo, responsável pelo pedido de reconhecimento do título

O Palmeiras recebeu, na noite desta sexta-feira (1), a ata juramentada e traduzida da reunião que oficializou a Copa Rio de 1951 como primeiro campeonato Mundial de Clubes. O documento foi entregue na presença do ex-ministro Aldo Rebelo, responsável pelo pedido de reconhecimento do título alviverde.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Aldo Rabelo relembra pedido de reconhecimento do Mundial do Palmeiras

Realizada no Palazzo Verde, museu que abriga acervo histórico do clube, a cerimônia contou também com a participação de ídolos do Verdão como Ademir da Guia, César Maluco, Tonhão e Edu Bala. Além deles, o jornalista Mauro Beting compareceu e discursou após pronunciamento de Aldo Rebelo.

O ex-ministro relatou como se deu o processo de certificação do Palmeiras como primeiro campeão mundial pela Fifa em 2014, ano em que o Brasil recebia a Copa do Mundo. Aldo era ministro do esporte durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff e conversou Joseph Blatter, presidente da Fifa à época, para reconhecer o título.

– Eu falei para o Blatter: “Você vai visitar um país, cuja instituição mais importante do futebol vai fazer seu centenário neste ano”. E pedi para ele analisar o parecer (acerca da Copa Rio), que eles nunca haviam analisado.

Em uma reunião da Fifa no país, o documenro foi posto em pauta e Aldo foi convidado a realizar uma explanação da conquista alviverde. Depois disso, em momento posterior, o a oficialização do título como mundial foi votada por representantes de clubes do mundo todo e aprovada por unanimidade.

– A nossa homenagem tem que ser aos 11 que entraram em campo e venceram, no Maracanã, o título mais importante da história do futebol brasileiro. Todo ano haverá um campeão do Mundial de Clubes. O primeiro só haverá um – declarou o ex-ministro.

A celebração contou com espaço dedicado à conquista em que foram expostas a ata, a taça do torneio, uma faixa da época com os dizeres “Palmeiras Campeão do Campeões do Mundo”, entre outros artefatos históricos.