Palmeiras reencontra São Paulo na Copa do Brasil após eliminação em 2000 que marcou adeus de Felipão

Há 22 anos, o rival, contando com o ídolo palestrino Evair, venceu o Verdão e avançou à semifinal do torneio

O Palmeiras entrará em campo nesta quinta-feira (23), às 20h (de Brasília), contra o São Paulo, pela Copa do Brasil. Este confronto já ocorreu na competição nacional há 22 anos, quando Felipão se despediu do Verdão após passagem campeã da América e o time foi eliminado pelo rival.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Em 2000, o Maior Campeão Nacional vinha de uma temporada histórica, com o primeiro título de Copa Libertadores da América da história do clube. Comandado por Luiz Felipe Scolari, o Alviverde chegou até as quartas de final da Copa do Brasil, quando enfrentou o time liderado por Rogério Ceni. Antes disso, os palestrinos eliminaram o ABC nas oitavas.

Contra o São Paulo, o Palmeiras buscava sua segunda conquista do torneio nacional na história – a primeira foi em 1998. Para isso, a equipe foi a campo, no primeiro jogo, com Marcos, Neném, Argel, Roque Júnior e Júnior; Galeano, Fernando (Basílio), Rogério e Alex; Euller e Alberto (Luiz Cláudio). No gramado, porém, a equipe não correspondeu e foi derrotada por 2 a 1.

Na volta, a escalação sofreu alterações e Scolari escalou Marcos, Rogério, Argel, Índio e Júnior; César Sampaio, Galeano, Tiago Silva e Pena (Neném); Euller (Luiz Cláudio) e Basílio (Alberto). Em campo, porém, mais um resultado decepcionante.

Contando com o ídolo palmeirense Evair, multicampeão pelo clube, no decorrer da partida, o São Paulo contou com três expulsões do lado alviverde (Índio, Galeano e Felipão) e eliminou o Maior Campeão Nacional após o placar indicar 3 a 2 no apito final. Esta foi a última partida do técnico campeão da Libertadores pelo Alviverde até seu retorno, em 2010.

Agora, o Palmeiras reencontra o São Paulo e Rogério Ceni pela Copa do Brasil. O Verdão chega para a partida confiante, liderando o Brasileirão e com bom retrospecto recente contra o rival. Na final do Paulistão, os times se enfrentaram e o Alviverde levantou o troféu após goleada por 4 a 0. Além disso, no último embate, o time de Abel Ferreira venceu o adversário de hoje (23) de virada, por 2 a 1.

A partida entre Palmeiras e São Paulo será realizada nesta quinta-feira (23), às 20h (de Brasília), no Morumbi.

LEIA MAIS
Palmeiras goleia Joseense fora de casa e mantém série invicta no Paulistão Sub-20
Palmeiras tem retrospecto positivo em jogos no Morumbi na história
São Paulo x Palmeiras: saiba como assistir ao clássico pela Copa do Brasil