Palmeiras repete estratégia de 2020 em início de temporada de 2023

Verdão prioriza base para complementar elenco e evita reforços

O Palmeiras inicia oficialmente a temporada 2023 no próximo sábado às 18h30 (de Brasília) na partida contra o São Bento pela estreia do Paulistão no Allianz Parque. Para abrir o ano esportivo, o Verdão repete a estratégia utilizada em 2020.

Assim como há três anos, o clube realiza o primeiro jogo da temporada sem ter anunciado nenhum reforço. Mesmo com a saída de Gustavo Scarpa, o Alviverde entende que a reposição do destaque de 2022 está no próprio elenco.

Além de ceder mais espaço para as categorias de base, a comissão técnica de Abel Ferreira também prefere esperar a evolução de atletas contratados no ano passado. A lista vai desde Rafael Navarro, que tem a confiança do treinador apesar da temporada ruim, a Bruno Tabata, que somou poucos minutos com a camisa alviverde até o momento.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Em relação às Crias da Academia, houve a promoção de sete atletas ao profissional: Naves, Garcia, Vanderlan, Fabinho, Jhon Jhon, Giovani e Endrick. Alguns deles já estavam adaptados à equipe principal, como Vanderlan e Endrick, enquanto os demais já haviam feito partidas, mas não haviam tido sequência.

A ideia é que esses jogadores preencham as lacunas no elenco palmeirense deixados pelas saídas recentes. Além de Scarpa, Jorge e Wesley foram negociados, e Danilo está por detalhes de se transferir para a Inglaterra.

A partida do volante é a que mais preocupa o clube. Nesse caso, há interesse em contratar uma peça de reposição para o camisa 28. Nomes como Matheus Henrique, do Sassuolo-ITA, e Jean Lucas, do Mônaco-FRA, estão em pauta por exemplo.

Em 2020, no entanto, mesmo com saídas à época, a primeira contratação foi anunciada somente uma semana depois da estreia. Na ocasião, o Palmeiras venceu o Ituano por 4 a 0 na abertura do Paulistão e, oito dias depois, anunciou a chegada do uruguaio Matías Viña. Mais tarde, Rony também seria contratado.

A estratégia, somada à chegada de Abel Ferreira no decorrer do ano, refletiu em sucesso esportivo do time na temporada. Três troféus foram conquistados: Paulistão, Copa do Brasil e Libertadores.

Esse ano, a expectativa é a mesma. Apesar da postura discreta no mercado, o Maior Campeão Nacional entende que a permanência do treinador e da base do elenco multicampeão é a chave para se manter no topo do futebol brasileiro.

LEIA MAIS