O Palmeiras entrou em campo, neste domingo (26), diante do Avaí, pelo Brasileirão. Atual líder da competição, o Verdão saiu atrás no primeiro tempo, mas se recuperou na segunda etapa e, depois de muita emoção nos últimos 45 minutos, o embate terminou com 2 a 2 no placar. Os gols foram marcados por Bissoli e Jean Pyerre, para o Avaí, e Scarpa e Rony, para o Verdão. Com a igualdade, o time de Abel Ferreira chegou aos 29 pontos e manteve os três de vantagem para o Corinthians, segundo colocado.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Para a partida, Abel Ferreira optou por uma escalação alternativa, poupando atletas que atuaram com regularidade nos últimos confrontos. Com isso, o Verdão foi a campo com Weverton; Mayke, Gómez, Luan e Jorge; Zé Rafael, Gabriel Menino (Atuesta) e Gustavo Scarpa (Raphael Veiga); Wesley (Dudu), Breno Lopes (Rony) e Navarro (Veron).
No início do confronto, o Palmeiras conseguiu manter a posse de bola e tentou atacar o Avaí. No entanto, encontrou dificuldades para criar espaços e levou perigo em duas oportunidades. ambas através de cruzamentos do meia Gustavo Scarpa – a primeira com uma cabeçada de Rafael Navarro e a segunda após cobrança de escanteio. Enquanto isso, o sistema defensivo conseguia inibir as tentativas adversárias e não sofria sustos.
Com o passar do tempo, porém, os donos da casa conseguiram equilibrar o embate. A primeira boa chegada do time foi aos 13′, com Bissoli dentro da área, mas o atacante chutou para fora. Posteriormente, o clube de Florianópolis voltou a assustar com diversas jogadas pelo lado esquerdo da defesa – aproveitando o jogo ruim de Jorge e o fato de Luan ter recebido um cartão amarelo – e uma finalização de fora da área, aos 43 minutos.
Nos acréscimos, quando o primeiro tempo parecia estar encaminhado, em mais um lance pelo lado direito do ataque, Kevin achou Raniele dentro da área e o jogador avançou rumo à linha de fundo. Gustavo Gómez, porém, interrompeu o atleta e o árbitro assinalou pênalti Na cobrança, Bissoli abriu o placar. Pouco depois, a etapa inicial foi finalizada.
No segundo tempo, o Palmeiras começou com a proposta de conseguir o empate. Pressionando o adversário e encontrando mais espaços, a estratégia do Verdão foi bem-sucedida após o árbitro assinalar toque de mão de Bressan dentro da área. Na penalidade máxima, Gustavo Scarpa finalizou e igualou o marcador.
Depois do gol, a partida seguiu aberta, com as duas equipes tentando e conseguindo criar oportunidades. O Alviverde, que tinha mais posse de bola, assustou com Wesley, aos 5 e 8 minutos, mas o atacante não acertou o alvo. O Avaí, por sua vez, respondeu em cobrança de falta de Kevin, que, aos 13′, obrigou Weverton a fazer uma boa defesa. Pouco depois, foi a vez de Rafael Navarro perder uma chance cara a cara com o goleiro Vladimir.
Mesmo assim, o Palmeiras conseguiu a virada. Aos 20 minutos, Wesley recebeu a bola e fez boa jogada pelo lado esquerdo do ataque, tirando da marcação dentro da área e cruzando para Rony. Atrás dos zagueiros, o camisa 10 precisou apenas empurrar para dentro das redes, garantindo a vantagem palestrina no placar.
Contudo, o Avaí seguiu em busca do resultado. Assim, novamente em uma cobrança de falta, o time da casa voltou a assustar, aos 27′, e empatou o jogo. Jean Pyerre, que entrou quatro minutos antes, finalizou, a bola caprichosamente acertou a trave direita do goleiro Weverton e parou no gol. Com 2 a 2 no placar, o confronto seguiu para sua reta final.
Nos últimos minutos, as equipes seguiram tentando a vitória. No entanto, poucas foram as boas oportunidades – o Alviverde quase marcou, mas Vladimir fez boa defesa, impedindo o gol de Veron – e o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães apitou, encerrando a partida.
Com o empate, o Palmeiras se mantém na liderança do Brasileirão, com 29 pontos. A equipe de Abel Ferreira entrará em campo novamente na próxima quarta-fera (29), às 19h15 (de Brasília), diante do Cerro Porteño, pelas oitavas de final da Libertadores.
LEIA MAIS:
Endrick, Luis Guilherme e Vareta garantem marca inédita na base do Palmeiras
Endrick faz dois, Palmeiras perde, mas fica com título da Copa do Brasil Sub-17