Palmeiras se supera ao longo do ano e prova lema pregado por Abel Ferreira
Apesar de desfalques e cenários adversos, Verdão consegue ter bons desempenhos e somar resultados positivos
Desde que chegou ao Palmeiras, Abel Ferreira explicou em inúmeras oportunidades que “todos somos um”. Aos poucos, o elenco palestrino absorveu a mentalidade do treinador e a frase se tornou rotina dentro do clube, sendo fundamental para resultados importantes na temporada atual em momentos em que o Verdão enfrentava dificuldades.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Em 2022, o técnico palestrino propôs um rodízio no plantel durante parte do ano, visando uma melhor gestão de energia para diminuir a incidência de lesões. O plano do português funcionou, com um número reduzido de atletas machucados – atualmente apenas Veiga e Jailson se recuperam de cirurgias -, mas este não foi o único motivo de desfalques.
Mesmo contando com o elenco apto fisicamente, Abel Ferreira teve de contornar em diferentes momentos as convocações de pilares do sistema defensivo, sendo Weverton e Gómez os mais frequentes em suas respectivas seleções. Além disso, nos últimos jogos, a comissão técnica precisou ligar com o número de suspensões.
Contra o Atlético-MG, o Verdão teve os principais desafios. No primeiro confronto, pela volta das quartas da Libertadores, o Maior Campeão Nacional teve Danilo expulso aos 30 minutos do primeiro tempo. Apesar disso, o time não se desestruturou e conseguiu segurar as poucas investidas do adversário, além de criar algumas chances.
No final da segunda etapa, porém, o desafio ficou maior, dado que Gustavo Scarpa também foi expulso. O time, então, teve de mudar o posicionamento novamente, formando duas linhas de quatro, para não sofrer gols. A estratégia resultou e, nos pênaltis, o Verdão garantiu uma vaga na semifinal.
Na última quarta-feira (28), o Palmeiras voltou a enfrentar o Atlético-MG e, mais uma vez, os atletas demonstram o “todos somos um” pregado por Abel Ferreira. Isso porque, além do treinador, Danilo, Gómez, Weverton, Menino e Zé Rafael foram desfalques no confronto válido pelo Brasileirão.
Com isso, João Martins teve de escalar Luan como volante ao lado de Atuesta, além de Mayke como meia pelo lado direito. Ao longo do embate, para as mudanças, o auxiliar também teve de optar por atletas fora de posição. Mesmo assim, o Verdão conseguiu ter uma boa atuação e superar os erros de arbitragem, vencendo por 1 a 0.
Agora, com a equipe completa, o Palmeiras entra em campo novamente na próxima segunda-feira (3) às 20h (de Brasília) contra o Botafogo.
LEIA MAIS:
Comissão técnica do Palmeiras fez preparação psicológica com jogadores antes de vitória no Mineirão
Falcade: ‘Estão roubando 20 milhões de torcedores’
Vaivém: Confira a situação contratual de cada um dos jogadores do Palmeiras