Palmeiras se torna brasileiro que mais venceu como visitante na Libertadores

Após superar a equipe do Junior Barranquilla-COL pela Conmebol Libertadores, por 3 a 0, na última quinta-feira (01), em Barranquilla (Colômbia), o Palmeiras alcançou mais um feito histórico: se tornou o time brasileiro com mais vitórias fora de casa no Continental, com um total de 29 triunfos, e agora divide a primeira posição deste ranking com o Cruzeiro – até então, o clube mineiro era líder isolado neste quesito.

O triunfo sobre o Junior Barranquilla-COL rendeu ainda outra marca curiosa ao Maior Campeão do Brasil: há 38 anos, o clube esmeraldino não perde em uma estreia de Libertadores. A partir de 1979, todas as edições disputadas iniciaram a campanha com vitória ou empate. O retrospecto geral em estreias é favorável, pois, das 18 participações do time alviverde no certame, apenas as campanhas de 1971 e de 1974 começaram com reveses.

Vale lembrar que o Verdão já é o detentor de outros recordes no mais importante torneio das Américas. Com 18 participações (já considerando a de 2018), é o brasileiro com mais edições disputadas, ao lado de Grêmio e São Paulo. Além disso, o Alviverde possui um total de 290 gols marcados na competição; este número faz com que a agremiação palestrina, de forma isolada, lidere o ranking das equipes nacionais que mais balançaram as redes!

Além de ser o número um dentre os brasileiros com mais participações, mais gols e mais vitórias fora de casa em Libertadores, o Verdão também ocupa a 10ª posição no ranking de clubes – independentemente da nacionalidade – que mais balançaram as redes no torneio. Com 290 gols, o Palmeiras só fica atrás do Universidad Católica-CHI, 9º colocado (324 gols), Colo-Colo-CHI, 8º (326 gols), Bolívar-BOL, 7º (329 gols), Cerro Porteño-PAR, 6º (379), Boca Juniors, 5º (410 gols), Olímpia-PAR, 4º (423 gols), Nacional-URU, 3º (528 gols), Peñarol-URU, 2º (531 gols), e River Plate-ARG (539 gols), líder da lista.

O Alviverde também carrega a fama histórica de ter sido o primeiro brasileiro a ter disputado uma final de Libertadores: isso aconteceu em 1961, quando enfrentou o Peñarol-URU e ficou com o vice-campeonato. O time ainda chegou à final do torneio em 1968 e 2000 (ambos também como vice), além de 1999, o ano em que se sagrou campeão diante do Deportivo Cali-COL, em uma emocionante disputa de pênaltis que teve como palco o Estádio Palestra Italia.

COMPROMISSOS

O Alviverde volta a campo na próxima segunda-feira (05), pela 10ª rodada do Paulistão, e irá enfrentar a equipe do São Caetano, no Allianz Parque. Já pela Conmebol Libertadores, enfrentará o Alianza Lima-PERU, também no Allianz Parque, no dia 03 de abril.