Palmeiras Sub-20 tem queda de rendimento após saída de Paulo Victor Gomes; veja números

Verdão foi derrotado na final do Campeonato Brasileiro e eliminado na fase de grupos da Conmebol Libertadores após mudança de treinador

O Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo nos pênaltis após empate por 0 a 0 no tempo normal nesta quinta-feira (07) e ficou com o vice-campeonato do Brasileirão Sub-20. A derrota, que coloca ponto final na hegemonia palestrina, que havia vencido as últimas sete competições nacionais da base, também marcou o primeiro resultado negativo do técnico Lucas Andrade em finais desde que assumiu o Verdão, em junho.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Desde a saída de Paulo Victor Gomes, que deixou o Alviverde para ser auxiliar da equipe profissional do América, do México, e a efetivação de Lucas, antes auxiliar de PV, os números da equipe caíram cerca de 20%. No período, o time foi eliminado na fase de grupos da Libertadores Sub-20 e perdeu a decisão do Brasileirão.

Ao todo, são 14 jogos com Lucas Andrade, com oito vitórias, cinco empates e uma derrota, com aproveitamento de 69% dos pontos conquistados. Pegando apenas os números de PV em 2023, antes de Lucas assumir, são 28 jogos, com 25 vitórias e três derrotas, para aproveitamento de 89%.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Jogador do Palmeiras tenta paradinha e tem pênalti anulado em final do Brasileirão Sub-20

Desde a mudança de comissão técnica, a equipe marcou 35 gols no período (média de 2.5 por partida) e sofreu 16 (1.1 a cada 90 minutos). Com PV, até junho, a equipe palmeirense havia balançado a rede 90 vezes (média de 3.2 por jogo) e sofrido apenas 20 gols (0.7 por partida).   

Com Lucas, a equipe já disputou a Conmebol Libertadores, em junho, a reta final do Campeonato Brasileiro e a segunda fase do Campeonato Paulista. Com PV, a equipe atuou em 2023 na Copa São Paulo de Futebol Junior e nas primeiras fases do Paulistão e Brasileirão.

No período a equipe também passou por mudanças de atletas. Capitão da base, Pedro Lima foi emprestado ao Norwich City, da Inglaterra, enquanto Kevin, que esteve em campo na final desta quinta-feira, foi desfalque em diversos jogos por estar integrado com a equipe profissional de Abel Ferreira. Em contrapartida, destaques do Sub-17, como Vitor Reis, Luighi e Figueiredo ganharam chances na categoria superior.

O time Sub-20 do Palmeiras segue a disputa do Campeonato Paulista da categoria. O próximo compromisso pelo Estadual é contra a Portuguesa, neste domingo (10), às 15h (de Brasília), no Estádio do Canindé, em São Paulo. O estadual é o único torneio no calendário da equipe até o final da temporada.