Palmeiras supera desfalques, vence o Delfín e abre vantagem na Libertadores

Apesar dos desfalques causados pelo surto de Covid-19 no elenco, o Palmeiras venceu o Delfín-EQU nesta quarta-feira por 3 a 1, abrindo boa vantagem nas oitavas-de-final da Libertadores. Como se tornou costume da equipe sob o comando do técnico Abel Ferreira, o Palmeiras fez ótimo primeiro tempo, quando abriu 2 a 0 no placar, e administrou o duelo na segunda etapa.

A equipe foi a campo com muitas alterações em relação à equipe que vinha jogando, com Patrick de Paula mais avançado e Rony como o único atacante. Mas mesmo sem nenhum centroavante de ofício, com Luiz Adriano lesionado e Willian com Covid, o Palmeiras começou o jogo marcando no campo de ataque e pressionando a saída de bola da equipe equatoriana. O time se posicionou num 4-2-3-1 com Rony no comando do ataque, mas com liberdade para se movimentar e aproveitar sua velocidade.

Apesar do péssimo gramado no Estádio Jocay, em Manta, o Palmeiras tentou circular a bola para encontrar espaços na defesa do Delfin e teve boa chance aos 15 minutos do primeiro tempo com Zé Rafael. O esforço foi recompensado minutos depois em jogada de velocidade de Gabriel Menino, que chutou cruzado e marcou o primeiro do Palmeiras aos 18 minutos.

Após abrir o placar, o Palmeiras recuou a marcação e aproveitou os espaços deixados pelo Delfin. O segundo gol, entretanto, saiu de uma jogada trabalhada calmamente desde a defesa até chegar dentro da área do time do Equador, quando Lucas Lima chutou para fora mas foi atingido pelo zagueiro adversário. Após ser chamado pelo árbitro de vídeo, o juiz confirmou o pênalti. Criticado pela torcida, Rony bateu o pênalti aos 36 minutos com categoria no canto esquerdo de Banguera, que ficou parado no meio do gol.

Na volta do segundo tempo, o Delfin partiu pro ataque na tentativa de diminuir a vantagem alviverde. O clube do Equador levou perigo ao gol de Weverton em dois lances nos cinco primeiros minutos.

A pressão do time equatoriano, entretanto, foi um tiro no pé. Novamente em contra-ataque, após boa jogada construída por Ramires e Rony, a bola chegou em Zé Rafael. Em ótima fase, o volante do Palmeiras limpou a jogada e marcou o terceiro contra o Delfin.

Quando a classificação parecia encaminhado, o Delfin achou um gol em uma bola parada aos 24 minutos. O clube equatoriano fez seu gol após cobrança de escanteio no primeiro pau. Ramires tentou cortar mas a bola foi para o gol defendido por Weverton.

Nos minutos restantes, o Delfín até tentou mas não conseguiu mais levar perigo à equipe do Palmeiras, que ainda teve chances de ampliar o placar.

O Palmeiras agora enfrenta o Athletico no próximo sábado, no Allianz Parque, às 17h. O jogo de volta da Libertadores na próxima quarta-feira, também na casa do Verdão, às 19h15.