Dois anos após título, Palmeiras usou todos os titulares de linha da Copinha de 2022 no profissional

Com Endrick encabeçando lista, base titular da equipe de Paulo Victor Gomes se destacou com Abel Ferreira

Campeão da Copinha pela primeira vez em 2022, o Palmeiras não deixou de dar oportunidades aos jovens, mesmo com todo o sucesso também no futebol profissional. Após dois anos do primeiro título da maior competição de base do futebol brasileiro, todos os jogadores de linha titulares na final contra o Santos já atuaram pelo time principal.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Endrick conhece sala de troféus do Real Madrid ao lado do presidente do Real Madrid, Florentino Pérez

A exceção do time que iniciou o jogo decisivo contra o Santos fica por conta do goleiro Mateus que, apesar de não ter atuado como profissional, está integrado ao grupo de Abel Ferreira. Todos os demais já atuaram no elenco principal – seis continuam no Palmeiras.

Entre o quarteto defensivo, apenas Lucas Freitas não segue no Verdão. Apesar de ter vínculo com o clube, irá disputar o Campeonato Brasileiro de 2024 emprestado ao Juventude, após boa passagem na Chapecoense em 2023. Naves, Garcia e Vanderlan seguem integrados ao grupo campeão do Brasileirão em 2023. Lucas é o único que não entrou em campo após o título, mas havia realizado três partidas como profissional em 2021.

No meio-campo, Fabinho e Jhon Jhon seguem no Palmeiras, enquanto Pedro Bicalho, capitão na conquista da Copinha, está emprestado ao Alverca, de Portugal, após realizar nove jogos com Abel. No ataque, Endrick é o grande destaque do time principal, enquanto Gabriel Silva e Giovani foram vendidos.

Gabriel Silva fez 30 jogos como profissional e, apesar de marcar apenas dois gols, foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. Ele defende atualmente o Santa Clara, de Portugal, e não tem mais vínculo com a equipe palestrina. O mesmo acontece com Giovani, vendido ao Al-Sadd, do Catar, por nove milhões de euros (cerca de R$ 47 milhões, na época) por 50% dos direitos econômicos, em julho de 2023.

O Palmeiras é o atual bicampeão da Copinha. O primeiro título veio em 2022, com a goleada por 4 a 0 sobre o Santos na final, realizada no Allianz Parque. Na sequência, em janeiro deste ano, as Crias da Academia faturaram o segundo título ao vencerem o América-MG por 2 a 1 na decisão, no Canindé.