100 anos de Portuguesa: Palmeiras tem uma seleção de atletas que brilharam no Canindé

De Djalma Santos e Luís Pereira, passando por Moisés, Bruno Henrique e finalizando com Zé Roberto

A Portuguesa de Desportos completa neste 14 de agosto, 100 anos de história. O tradicional clube paulistano celebra o seu centenário em um momento muito difícil do clube lusitano, que desde a queda no Brasileirão de 2013, não conseguiu mais se reerguer.

Como homenagem aos 100 anos da Lusa, relembramos uma seleção de jogadores que brilharam no Canindé e também no Palestra Itália.

Diversos atletas jogaram nos dois clubes, inclusive o Verdão tem dois representantes no seu atual elenco.

No gol, Weverton. O goleiro apareceu para o futebol brasileiro atuando pela Portuguesa no ano de 2011. O hoje dono da camisa 1 do Verdão fez parte da ‘Barcelusa’, time que conquistou a Série B do Brasileiro com um belo futebol.

Weverton defende chute de Luís Fabiano no Morumbi em 2012 (Ricardo Nogueira/FolhaPress)

Na lateral-direita, não tinha como ser outro. Djalma Santos fez história em um dos maiores times da história da Lusa, entre 1951 e 1952. Anos depois, chegou ao Palmeiras para entrar para a galeria de grandes ídolos do Verdão e ser considerado pela FIFA o maior lateral-direito de todos os tempos.

Na zaga, Luís Pereira representou muito bem as duas agremiações. Um dos maiores zagueiros da história do Verdão, ‘Chevrolet’ atuou por uma temporada defendendo a Portuguesa.

Ao lado de Luis Pereira, Marinho Peres. Capitão do Brasil na Copa de 1974, Marinho é um dos maiores zagueiros desses 100 anos de Portuguesa e teve boa passagem pelo Verdão no final da década de 70. Fez 72 jogos com a camisa do Palmeiras (35 vitótias, 22 empates, 15 derrotas) e marcou apenas um gol.

Bate no peito que ele é gigante! Na lateral-esquerda, Zé Roberto resume a relação entre os dois clubes. Cria da Lusa, ele usou as cores do Palmeiras para encerrar a sua gloriosa carreira com títulos e a eterna idolatria dos palmeirenses.

Pelo campeonato brasileiro de 1995, Zé Roberto marcou um dos mais bonitos gols de sua carreira, defendendo a Lusa, no antigo Palestra Itália.

Como dupla de volantes, dois caras que foram protagonistas dos dois últimos títulos brasileiros do Verdão. Moisés e Bruno Henrique foram outros dois jogadores que apareceram no cenário do nosso futebol graças ao bom brasileiro de 2013 que fizeram pela Lusa.

Na frente dos volantes, Enéas. Lenda da Portuguesa, o craque fez história no Canindé, e após um curto período na Europa, foi contradado em 1981 por 50 milhões de cruzeiros pelo Verdão. Nos dois anos que defendeu o Palestra, Enéas disputou apenas 93 partidas, marcando 28 gols, mas perdeu espaço e deixou o clube após brigar com o técnico Carlos Alberto Silva.

No ataque, o eterno Julinho Botelho. Ídolo que cresceu na Portuguesa e após boa passagem pela Fiorentina, desembarcou no Palestra Itália para entrar para a galeria de gigantes camisas 7 da SEP.

Ao lado dele, Leivinha. Outro gigante que atuou na Lusa antes de vir defender o Verdão e entrar para a história da Academia de Futebol.

Fechando o trio de ataque, Evair. Um dos maiores camisas 9 da história do Verdão e dono de dois dos gols mais importantes dos quase 106 anos de Palmeiras, que teve uma curta, mas boa passagem pela Portuguesa em 1998.

Seleção da Lusa de todos os tempos feita pela FPF, conta com cinco jogadores que fizeram história no Palmeiras

Para comandar esse esquadrão, o gigante Osvaldo Brandão. O técnico comandou um dos melhores times da história da Portuguesa, entre 1951 e 1952. No Palmeiras, Brandão está no pódio de maiores treinadores da história junto com Scolari e Luxemburgo.

Diversos outros jogadores que atuaram pelos dois times poderiam estar na seleta lista, mas ficam nossas lembranças para: Edu Bala, Jorginho Cantinflas, Esquerdinha, César, Zé Maria, Edu Marangon, Mirandinha, Célio e Ananias.