Palmeiras terá oito representantes em Tóquio durante Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Sete atletas e um treinador do Verdão estão com o Time Brasil no Japão em busca de medalhas para o país

A abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 está marcada para a manhã desta sexta-feira (23) às 8h30min (horário de Brasília). O Palmeiras terá oito representantes na maior competição do mundo esportivo, levando em consideração os Jogos Olímpicos e os Paralímpicos.

Conheça o canal do Nosso Palestra no YouTube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Entre atletas e comissão técnica, o Verdão terá representantes nas categorias feminina e masculina do futebol e também na disputa feminina do tênis de mesa. Nas Paralimpíadas, marcadas para agosto, serão mais três palmeirenses – dois no judô e um no tiro com arco.

Com três palestrinas à disposição da técnica Pia Sundhage: a zagueira Rafaelle, a meio-campista Julia Bianchi e a atacante Bia Zaneratto, o futebol feminino do Palmeiras é responsável por mais do que um terço dos palestrinos em Tóquio. Já experientes a zagueira e a atacante vivem suas segundas oportunidades no Jogos, enquanto Júlia faz sua estreia na competição.

No futebol masculino, o encarregado de representar o clube será Gabriel Menino, lateral e meio-campista. Aos 20 anos, o jovem recentemente se sagrou campeão do Paulistão, Copa do Brasil e Libertadores vestindo o manto alviverde.

Gabriel Menino comemora a conquista da Copa do Brasil (Foto: Cesar Greco)

O clube palestrino também enviou um treinador para Tóquio. Hugo Hoyama comandará a equipe feminina de tênis de mesa. Essa vai ser a segunda olimpíada do treinador nesta função.

Além dele, Reginaldo dos Santos, treinador do Taekwondo palestrino, foi um dos responsáveis pela preparação da Seleção Brasileira na modalidade, mas não embarcou rumo a Tóquio, devido ao limite de pessoas na comissão técnica. Nesta edição, o time brasileiro será comandado pelo seu irmão, Clayton dos Santos.

Integrante do Núcleo de Saúde e Performance do Palmeiras, o dr. Gilberto Cunha estará na capital japonesa como membro da equipe médica do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Com início previsto para 24 de agosto, a Paralimpíada de Tóquio contará com três representantes do Verdão pela primeira vez na história da competição: Alana Maldonado e Thiego Marques competem no judô, e Heriberto Roca, no tiro com arco. As duas modalidades iniciam as disputas no dia 27 de agosto. O trio será encarregado por representar o clube palestrino pela primeira vez em jogos paralímpicos.

Alana Maldonado e Thiego Marques, representantes no Judo (Foto: Divulgação/Palmeiras)

Desde 2020 no Verdão, Heriberto Roca já possui experiências em paralímpíadas. Com 15 anos de vivencia na Seleção Brasileira de basquete em cadeira de rodas, o arqueiro ingressou na modalidade do Tiro com Arco em 2016.

Com sonho de ser a primeira brasileira do judô paralímpico a conquistar uma medalha de ouro na categoria, Alana foi prata nos Jogos do Rio 2016 e está no clube alviverde desde 2019. Diferente de Alana, Thiego vai para sua primeira edição dos Jogos, sendo uma grande promessa do esporte brasileiro.

Os judocas deficientes visuais possuem três classificações, além da divisão por peso: B1 (completamente cego e não consegue ver nem distinguir o formato de uma mão, visto ter percepção luminosa nula), B2 (consegue ver vultos e distinguir o formato de uma mão – caso de Alana) e B3 (capaz de definir imagens – caso de Thiego).

Vale lembrar que o Palmeiras já cedeu, ao todo, 48 atletas para a disputa do maior evento esportivo do mundo e já contou com 12 medalhas (2 de ouro), contando modalidades individuais e coletivas.

VEJA A LISTA DE MADALHISTAS DO PALMEIRAS:

  • Rosa Branca (basquete): bronze em 1960
  • Mosquito (basquete): bronze em 1960
  • Edson Bispo (basquete): bronze em 1960 e 1964
  • Jatyr (basquete): bronze em 1960 e 1964
  • Victor Mirshawka (basquete): bronze em 1964
  • Jorge Edson (vôlei): ouro em 1992
  • Henrique Guimarães (judô): bronze em 1996
  • Flávio Conceição (futebol): bronze em 1996
  • Amaral (futebol): bronze em 1996
  • Rivaldo (futebol): bronze em 1996
  • Luizão (futebol): bronze em 1996
  • Gabriel Jesus (futebol): ouro em 2016

LEIA MAIS:
Com Matheus Fernandes em campo, Palmeiras se reapresenta na Academia de Futebol
Palmeiras anuncia Orlando Ribeiro como novo treinador da equipe Sub-17
Palmeiras fará sequência de vídeos em homenagem aos 70 anos da Copa Rio