Palmeiras terá poucos titulares remanescentes na Copinha e protagonismo de ‘caras novas’

Com poucos jogadores nascidos em 2002, data limite da competição, Verdão terá protagonismo da geração 2003 na próxima edição da Copa São Paulo

Atual campeão, o Palmeiras está realizando sua preparação para a disputa da edição de 2023 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O elenco Sub-20 do Verdão está treinando na Academia de Futebol e terá caras novas na competição.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Isto porque o plantel terá poucos remanescentes da conquista de 2022, pelo menos entre os titulares da última edição. Tomando como referência a escalação da final diante do Santos, apenas Giovani e Jhon Jhon devem ser inscritos na competição – ainda que possam permanecer com o grupo profissional na pré-temporada.

Garcia, Vanderlan, Naves, Fabinho e Endrick, todos titulares na finalíssima, estão garantidos no time de Abel Ferreira para 2023 e nem sequer foram inscritos na competição de base. Enquanto isso, Mateus, Gabriel Silva, Lucas Freitas e Pedro Bicalho não seguiram no clube, e estão emprestados.

Escalação do Palmeiras na final da última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2022 (Arte: Divulgação / Palmeiras)

Assim, o time de 2023 será uma mescla entre atletas que compunham o banco de reservas da última edição e outros jovens que vieram do Sub-17. Para o treinador Paulo Victor Gomes, o Verdão está construindo um novo elenco e que está tendo um ótimo desempenho na preparação.

– Estamos formando uma nova equipe, jovem, talentosa e determinada. Estamos tendo ótimos resultados nos dias iniciais de preparação – disse o treinador em entrevista à TV Palmeiras.

– O desafio é o que nos move. Montar uma equipe com uma média de idade baixa, mesclando jogadores que vêm do Sub-17 e remanescentes do Sub-20, combinando características e fazendo com que eles interajam rapidamente com as sessões de treino e entendam nossa metodologia de jogo – acrescentou PV.

Com isso, a geração 2003 deve ser protagonista no time. Nomes como Kaique, Pedro Lima e Kevin, reservas na última edição, ganharam espaço ao longo do ano nas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, e devem ser a espinha dorsal do elenco.

O elenco deverá também contar com atletas que pouco jogaram na categoria Sub-20. Os meias Vitor André e Thalys, além do lateral-direito Gilberto, foram peças fundamentais na conquista da Triplica Coroa no Sub-17 (com o Paulistão, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro) e vão estourar a idade da categoria. Eles devem ser os únicos jogadores nascidos em 2005 inscritos pelo Alviverde.

Para encerrar as caras novas, Estevão e Luis Guilherme, de 15 e 16 anos, também vão ser inscritos. O primeiro, de 15 anos, nunca atuou com Paulo Victor Gomes, mas foi o artilheiro do time Sub-17 na atual temporada. Luis, embora tenha participado inclusive da conquista da última Copinha, não teve sequência no Sub-20 e terá nova chance.

As Crias da Academia integram o grupo 03 da Copinha de 2023, ao lado de Juazeirense-BA, Santana-AP e Rio Preto-SP. Todos os jogos da primeira fase da competição serão realizados no Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto, e terão transmissão do SporTV. A estreia da equipe palestrina no torneio será contra o time da Bahia, no dia 03 de janeiro (terça-feira), às 19h30 (de Brasília).

LEIA MAIS:
Endrick tem ano meteórico. Relembre temporada da Cria
Mundo repercute acerto de Endrick com Real Madrid
Recorde atletas que atuaram por Palmeiras e Real Madrid