O que era um problema para o Palmeiras até anos atrás, quando o clube enfrentava o Atlhetico na Arena da Baixada, deixou de ser nessa temporada de 2020. Até o ano passado, o Furacão era o único time do Brasil a utilizar o gramado sintético em seu estádio.
Fator decisivo para o time da casa ou não, o Atlhetico sempre foi forte em seus domínios, muito por utilizar da velocidade que o gramado sintético dá ao seu time, que está mais acostumado com o piso do que os times visitantes.
Acontece que em janeiro de 2020, o Allianz Parque também implementou o gramado sintético no seu piso. A casa palmeirense, que abriga diversos shows e eventos corporativos, decidiu por trocar a grama para que o Palmeiras não tenha que sair mais tanto do seu estádio, por causa dos compromissos culturais da administradora do novo Palestra Itália.
Está será a primeira vez em que os times se enfrentam com os dois lados já acostumados com o gramado sintético. Com mais de 5 anos de diferença na implantação, a grama do Allianz é mais moderna do que a do time de Curitiba.
Se o Verdão vem de dois incômodos empates no seu gramado artificial, um pela final do paulista no último minuto e outro diante do fragilizado Goiás pelo Brasileirão, por outro lado o time de Luxemburgo segue invicto nesse tipo de grama em 2020.
Até aqui foram 9 jogos, com 6 vitórias e três empates para o time de Luxemburgo, que vai jogar na grama sintética como visitante pela primeira vez na temporada.
O aproveitamento do Verdão atuando na Arena da Baixada desde que ela foi reformada não é ruim. Em 6 jogos, o Verdão venceu duas vezes, empatou três e só saiu derrotado em 2017.
Porém, os números do Athletico atuando na sua casa em 2020 mostram que a parada será duríssima para o Palmeiras. O clube paranaense tem uma campanha quase que perfeita dentro de casa neste ano. São 10 vitórias e um empate em 11 jogos, com 24 gols de saldo e incríveis 93,9% de aproveitamento.