Palmeiras volta a altitude para reeditar duelo em que Abel seguiu estratégia de jogadores
Verdão enfrentou del Valle na altitude na fase de grupos da Libertadores 2021
O Palmeiras, de Abel Ferreira, entra em campo às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (24) no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador, para enfrentar o Independiente del Valle pela 3° rodada da fase de grupos da Libertadores.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Os times voltam a se enfrentar na altitude depois de encontro pela competição continental em 2021. Na ocasião, o Alviverde venceu os equatorianos por 1 a 0, única derrota do clube como mandante na história da Copa em 31 jogos disputados.
Para superar o adversário, Abel Ferreira contou com a experiência do elenco palmeirense à época. Era o primeiro jogo do treinador na altitude em sua carreirra e ele confiou aos jogadores a estratégia de jogo para derrotar o del Valle.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Leila Pereira participa do programa Roda Viva na TV Cultura
Isso foi revelado em entrevista coletiva após a partida. O português afirmou que analisou outras equipes que haviam atuado no estádio e optou por um plano tático mais defensivo em consenso com o plantel.
– Outras equipes vieram aqui e conseguiram ganhar, mas não foram muitas. E as equipes que vieram aqui procurar um jogo com intensidade saíram daqui humilhadas. A estratégia de jogo foo partilhada com os jogadores, tivemos uma conversa entre nós. É a primeira vez que jogo na altitude como treinador. Hoje a estratégia tática não foi minha, foi dos jogadores. Fomos uma equipe que teve a arte e o engenho de se defender – declarou Abel na ocasião.
Depois de bater o del Valle, o treinador ainda enfrentou Emelec-EQU, Independiente Petrolero-BOL e Bolívar-BOL na altitude em edições seguintes. A única derrota aconteceu justamente na última temporada, diante do Bolívar.
Válida pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores 2023, a partida aconteceu entre as finais do Paulistão daquele ano. Em função disso, o Verdão foi a campo com o time reserva e contou com 12 jogadores da base relacionados para o confronto. O time foi derrotado por 3 a 1, mas recuperou-se nas rodadas seguintes e alcançou a classificação.