Palmeiras volta a enfrentar Fluminense em jogo decisivo no Maracanã após sete anos

Em 2015, equipes disputaram uma vaga na final da Copa do Brasil. Na ocasião, o Verdão saiu vitorioso nos pênaltis

Palmeiras e Fluminense se enfrentam no próximo sábado (27), pelo Brasileirão. Os dois times ocupam as primeiras posições na tabela nacional, com o Verdão liderando, com 49 pontos, e os cariocas ocupando a segunda colocação, com 41. Agora, as equipes voltam a disputar um embate decisivo no Maracanã após sete anos.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Nas últimas temporadas, o Maior Campeão Nacional se consolidou como uma das principais forças do cenário Sul-Americano. Isso porque o time se estruturou bem e conseguiu manter elencos fortes, conquistando títulos importantes, como o Brasileirão (2016 e 2018) e a Libertadores (2020 e 2021). A sequência vencedora, no entanto, teve seu início em 2015, com o troféu da Copa do Brasil.

Enquanto isso, o Fluminense não conseguiu grandes desempenhos. Sofrendo com problemas financeiros, o clube encontrou dificuldades para fazer boas contratações e não conseguiu brigar por conquistas nacionais, se contentando com classificações para a Libertadores, em 2020 e 2021, e para a Sul-Americana, em anos anteriores.

No entanto, em 2015, as duas equipes entraram em campo em confrontos decisivos por um torneio de grande relevância. Na semifinal da Copa do Brasil, os clubes mediram forças em dois jogos que terminaram em classificação alviverde nos pênaltis.

O primeiro jogo, no Maracanã, terminou com vitória da equipe da casa. Na ocasião, Marcos Júnior e Gum balançaram as redes de Fernando Prass no primeiro tempo, colocando os mandantes em vantagem. Na segunda etapa, porém, o Verdão diminuiu com Zé Roberto, após o árbitro marcar um pênalti polêmico. Na jogada, o camisa 11 caiu na área após receber belo passe de calcanhar vindo de Lucas Barrios.

Fernando Prass celebra classificação do Palmeiras em 2015 (Foto: Cesar Greco)

No jogo de volta, o Alviverde precisou reagir. Dentro do Allianz Parque, o triunfo por 2 a 1 é um dos mais icônicos da campanha campeã nacional. Barrios, centroavante que não fazia uma grande temporada, balançou as redes duas vezes e colocou o Palmeiras à frente no placar. Com isso, o time de Marcelo de Oliveira recuou e viu o adversário criar inúmeras chances, mas Prass, em noite inspirada, impedia os avanços. Aos 25 minutos, porém, Fred marcou e diminui para os cariocas.

Com isso, o confronto caminhou para os pênaltis. Na primeira batida, Rafael Marques marcou para o Verdão. Gustavo Scarpa, no entanto, perdeu para o time das Laranjeiras. Posteriormente, o Maior Campeão Nacional não desperdiçou, enquanto Gum também errou. O placar final nas penalidades máximas foi de 4 a 1.

Agora, Palmeiras e Fluminense voltam a disputar uma partida decisiva no Maracanã após sete anos. O Alviverde, líder do Brasileirão com 49 pontos, enfrenta os cariocas, segundo colocado com 41, no próximo sábado (27) às 19h (de Brasília).

LEIA MAIS:
Perto dos cem jogos pelo Palmeiras no Brasileirão, Mayke celebra: ‘Nem sabia que tinha 99’
VÍDEO | Júlia Bianchi marca golaço em empate do Palmeiras contra Santos no Paulistão
Com melhor defesa do campeonato, Palmeiras enfrenta Cano, artilheiro do Brasileirão