Palmeiras volta à La Bombonera, 17 anos depois do fantasma ‘Ubaldo Aquino’

O Palmeiras enfrenta o Boca Juniors nesta quarta-feira pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2018. Líder de seu grupo, o Verdão ficará muito perto da vaga para a próxima fase com uma vitória no mítico estádio argentino. Porém o retrospecto e o equilíbrio do confronto apontam que o empate também não seria assim de tão desastroso.

Em sete confrontos entre as duas equipes, tivemos somente uma vitória para cada lado, e cinco empates. Contando somente jogos oficiais, uma vez que o Boca Juniors derrotou o Palmeiras por 2 a 0 em um amistoso, naquele que foi o último jogo do Estádio Palestra Italia, em 2010.

Pela Libertadores de 1994, o Palmeiras perdeu para o Boca por 2 a 1 na Bombonera. O time do técnico Wanderley Luxemburgo teve três jogadores expulsos: Sérgio, Cléber e Roberto Carlos. Já na volta em São Paulo, uma das maiores humilhações da história do Boca Juniors. O Palmeiras venceu por 6 a 1 e aplicou a maior derrota dos argentinos na história do futebol continental.

Em 2000, na grande decisão da Libertadores, os dois times empataram os dois jogos, e na decisão por pênaltis o goleiro Córdoba brilhou e o Boca ficou com o título. O Palmeiras perdeu a chance do bicampeonato continental em uma arbitragem polêmica no Morumbi.

Já em 2001, ano do último encontro entre os dois times na Argentina, o Palmeiras sofreu um duro empate do Boca em um dos jogos que ficaram conhecidos como uma das arbitragens mais escandalosas da história da Libertadores. No primeiro jogo da semifinal entre as duas equipes, o árbitro Ubaldo Aquino prejudicou o Palmeiras em diversos lances capitais do jogo. O hoje técnico do Boca, Guillerme Schelotto, marcou um gol de pênalti (inexistente) naquela ocasião.

Na volta em São Paulo, em mais uma partida polêmica, a decisão foi para os pênaltis, e mais uma vez o goleiro colombiano Córdoba brilhou para colocar os Xeneizes na final.

Agora, 17 anos depois, o Palmeiras tem a grande chance de se vingar daquele triste episódio de 2001. O duríssimo empate no Allianz Parque há duas semanas, deixou a partida ainda mais importante. Uma vitória para os mandantes fará com que o Boca ultrapasse o Palmeiras na liderança do grupo 8. Já uma vitória do Verdão praticamente classificaria o time de Roger Machado para a fase final da Libertadores.

Ficha Técnica

Boca Juniors x PALMEIRAS

Libertadores – Fase de grupos

Horário: 21:45

La Bombonera – Buenos Aires

Transmissão: Globo/Fox Sports

Boca: Rossi, Jara, Vergini, Magallán, Fabra (Más); Nandez, Pablo Pérez, Reynoso, Tévez, Pavón e Wanchope Ábila.

Palmeiras: Jaílson, Marcos Rocha, Edu Dracena, Antônio Carlos e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima. Keno, Dudu e Borja.