Pandemia impõe situações inéditas na história do clássico entre Palmeiras e Corinthians

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação)

Palmeiras e Corinthians fazem o primeiro Dérbi do ano na quarta-feira (22), no retorno do futebol paulista após parada de mais de quatro meses em razão da pandemia de coronavírus.

A partida era para ter sido disputada dia 22 de março, justamente no período em que o estado de São Paulo iniciou a quarentena. O retorno vai impor algumas novidades no clássico centenário.

A primeira delas é o Dérbi sem público. Jamais em 103 anos os confrontos foram realizados sem a preseça de torcedores. Vale lembrar que desde 2016 os clássicos paulistas são disputados somente com a presença da torcida mandante e o últmimo com representantes dos dois lados aconteceu em abril daquele ano, quando Fernando Prass defendeu pênalti do atacante Lucca e logo depois Dudu marcou o "gol do chapéu".

Outra situação inédita acontecerá no Campeonato Brasileiro. Com a definição do torneio somente em fevereiro do ano que vem, a tabela colocou os rivais frente a frente logo na primeira rodada de 2021, entre os dias 2 e 4 de janeiro.

Até o momento, 7 de janeiro de 1951 foi a data em que o encontro ocorreu mais cedo em toda a história em um começo de ano. Naquela ocasião, o Corinthians venceu por 3 a 1, pelo Campeonato Paulista, no Pacaembu. Ao todo, são 18 confrontos disputados em janeiro.