Pantera Verde: Palmeiras 3 x 3 Flamengo, Robertão-67

 

 

 

O Pacaembu teria o duelo entre os artilheiros com história nos dois clubes. César acabara de chegar ao Palmeiras vindo do Flamengo. E arrebentava como um dos artilheiros do primeiro Robertão. Para a Gávea foi Ademar Pantera. Centroavante muito forte. Ótimo dentro da área. E fortinho tipo o Walter de hoje, e o Ronaldo Fenômeno de dez anos atrás.

 

 

A lesão muscular ainda tirava o Maluco do comando de ataque do Alviverde pela segunda vez. Servílio era mantido na frente, fora de posição. Mas o Palmeiras de Aymoré se manteve no ataque em grande tarde no Pacaembu.

 

Baldocchi observa Valdir se antecipar a Ademar Pantera. FOTO: O GLOBO

i

 

Pantera fez 1 a 0 para o Flamengo, aos 6, em pancada de fora da área. Na saída de bola, como aconteceu bastante com o Verdão em 1967, Ademir bateu de primeira bom lançamento de Ferrari. 1 a 1.

 

O Flamengo desempatou novamente aos 21. Pênalti de Ferrari em Almir Pernambuquinho. Pantera fez 2 a 1.

 

 

Mais dois minutos e Ademir empatou de novo, com toque de qualidade, em belo lançamento de Servílio: 2 a 2.

 

Mesmo sem a velocidade de César na frente, a técnica de Servílio virou o placar, aos 34, em grande lance de Gallardo pela direita, com direito a lençol do ponta-de-lança no goleiro Marco Aurélio: 3 a 2.

 

Aos 41, Djalma Santos sentiu lesão muscular. Geraldo Scalera entrou para compor a lateral, mas também sairia lesionado, no começo do segundo tempo. Zequinha entrou improvisado na direta para conter a velocidade de Rodrigues. Aymoré então inverteu os laterais e Ferrari foi para a direita. O treinador não gostou. Colocou Dudu de lateral e Zequinha na dele, na cabeça da área.

 

Não rolou. Baldocchi salvou espetacularmente sobre a lina um gol certo carioca, aos 15. Ademar Pantera aproveitou falha da zaga remendada em grande lance de Almir e, com tranquilidade, driblou Valdir e empatou de novo, aos 24. Nem a entrada do forte porém limitado Dario na frente deu resultado. Ademir, jogando mais à frente, plantando mais Jair Bala no meio, mandou bola na trave. Baldocchi quase fez belo gol de puxeta, aos 43. Mas o empate acabou sendo justo.

 

 

Ademir da Guia foi mais uma vez o melhor nome do Palmeiras na atuação irregular no empate que o manteve na liderança isolada do Grupo B, cinco pontos à frente do Santos. A também na liderança geral do campeonato: um ponto à frente do Corinthians (líder do Grupo A).

 

Com os três gols no Pacaembu, Ademar Pantera assumiu a liderança da artilharia (12 gols), seguida por César (10), depois de 11 rodadas. Ótimo negócio para os dois clubes. Pantera que marcou três gols no ex-clube no Pacaembu. E que no clássico anterior fizera a mesma coisa, contra o Botafogo. Melhor descrita abaixo, no Personagem da Semana de Nelson Rodrigues, em O GLOBO.