Para sorrir ainda mais! Patrick de Paula disputa a primeira final como um dos protagonistas do Palmeiras

(Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras)

Um sorriso de orelha a orelha, brincalhão, família e com uma energia impressionante. Assim é Patrick de Paula, que nesta quarta-feira (5) entra em campo para disputar a primeira final como jogador profissional.

Acostumado com decisões nas categorias de base – foram sete com a camisa do Palmeiras e quatro títulos – o titular de Vanderlei Luxemburgo tem a oportunidade incluir na galeria o primeiro troféu com pouco mais de uma dezena de jogos. São 12 até o momento e um gol marcado, na semifinal contra a Ponte Preta.

Tem que acredite que a energia de Patrick é uma coisa rara. E a ligação com Luxemburgo vai muito além das quatro linhas.

"O Palmeiras tem um jogador que entra em campo com uma força espiritual inacreditável. O Patrick de Paula tem uma coisa assim, incrível. Sozinho ele não é a solução, mas ele leva uma força extraordinária", diz o vidente Robério de Ogum, responsável por trabalhar com Vanderlei Luxemburgo no ano em que o Palmeiras saiu da fila, em 1993, justamente contra o Corinthians.

Na oportunidade, Robério sugeriu ao Palmeiras jogar com meias brancas e até hoje a cor é escolhida em partidas decisivas.

"O Vanderlei é muito sensitivo e tenho certeza que ele viu nesse menino um novo Mauro Silva. Esses dois meninos aí no meio (Gabriel Menino e Patrick de Paula), ele acertou. Devargazinho ele vai ajustando as coisas", completa Robério.

Família, Patrick costumava a ter torcida particular nos jogos antes da pandemia. Era comum ver no Allianz Parque ou Pacaembu os familiares sentados lado a lado, todos com a camisa e nome do volante.

O futebol de Patrick de Paula tem rendido elogios de ex-jogadores. Maior camisa 5 da história do Palmeiras, Dudu vê a personalidade do garoto como algo importante para a sequência na carreira.

"O Patrick busca fazer algo diferente. É importante ter esse pensamento de jogar para frente desde cedo", comenta.

O caminho a ser trilhado está apenas no começo. Com 20 anos, ele apresenta requisitos para o sucesso e, a partir desta quarta-feira, pode começar a escrever a história com títulos sendo um dos protagonistas do Palmeiras.