Pedro Lima prega foco na Copinha para ganhar chance como profissional no Palmeiras em 2023

Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, o meia analisou a vitoriosa temporada de 2022 e projetou o próximo ano

O meia Pedro Lima, de 19 anos, é um dos destaques da equipe Sub-20 do Palmeiras atualmente. Segundo volante de boa chegada ao ataque, o camisa 8 é um dos principais nomes do clube para a defesa do título da Copinha em janeiro de 2023.

Em entrevista exclusiva ao NOSSO PALESTRA, o meia destacou a preparação da equipe comandada pelo treinador Paulo Victor Gomes. O elenco está realizando atividades na Academia de Futebol, em São Paulo, antes de viajar para São José do Rio Preto, cidade-sede da equipe na primeira fase da competição.  

– Apesar da Copinha ser no começo do ano é um fechamento de um ciclo muito vitorioso, com títulos importantes. A nossa expectativa é muito boa. Já retornamos os trabalhos, teremos alguns jovens do Sub-17 integrados e estamos a todo vapor para montar a melhor equipe possível e brigar pelo bicampeonato que é o nosso objetivo.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A condição de Pedro Lima para a disputa do torneio em 2023 será completamente oposta à situação de janeiro de 2022. Há um ano, o meia era reserva de Pedro Bicalho, hoje no Santa Clara, de Portugal. Hoje como um dos protagonistas do time, ele pretende passar experiência aos mais jovens.

– Eu era mais novo na última Copinha (em janeiro de 2022) e pude aprender muito com os jogadores mais velhos. O Pedro Bicalho e o Fabinho me passaram muita confiança e experiência. Agora sou eu que tenho a missão de passar aos mais jovens. Isso é muito legal, mas que não muda muita coisa, continuo com a mesma postura. É bom poder ser mais experiente agora, mas é o mesmo objetivo de ser campeão.

O jovem meio-campista também participou das conquistas do Brasileirão e da Copa do Brasil da categoria Sub-20, ambos no segundo semestre da temporada. Com 37 partidas em 2022, foram sete gols marcados e mais de 2400 minutos dentro das quatro linhas.

– Foi um ano muito importante com todas essas conquistas. Para mim foi muito legal estar participando, jogando com frequência, um ano muito importante, só agradecer a comissão técnica e diretoria. Tanto eu quanto toda a equipe estão correspondendo e lutando pelos títulos, nosso grande objetivo.

Pedro Lima com o troféu do Campeonato Brasileiro Sub-20 (Foto: Fabio Menotti)

O bom desempenho com a camisa alviverde credenciou o jovem a ganhar chance na Seleção Brasileira Sub-20. Após participar de treinamentos e amistosos pela Amarelinha em novembro, contudo, o jogador ficou fora da lista final para o Sul-Americano Sub-20, que acontecerá em janeiro. Sem se abalar, Pedro Lima reforçou que seu foco está na disputa da Copinha pelo Maior Campeão Nacional.

– Foi uma experiência muito boa, pude estar jogando e atuando ao lado de craques que mesmo jovens já atuam e têm destaque no cenário nacional. Sobre ficar de fora da lista, eu vi, mas já virei a chave para a Copinha. A Seleção veio como uma premiação pelo meu desempenho individual, mas meu foco sempre foi a Copinha, desde o começo, pois sabemos que é um palanque para a gente aparecer para a torcida e comissão técnica profissional –

Para 2023, a principal meta é ser aproveitado por Abel Ferreira como jogador profissional no Palmeiras. Bem avaliado pela comissão técnica e pela torcida nas redes sociais, o jovem não esconde a ansiedade, mas prega cautela. Nascido em 2003, Pedro terá até o final da próxima temporada para atuar em competições da base.

– Sabemos a responsabilidade de estar no time Sub-20 do Palmeiras e que a base é a nossa trajetória para chegar ao time principal. Fico feliz em ser bem avaliado, vejo a torcida pedindo também, fico muito feliz, estou aqui desde o Sub-13, estou no fim da trajetória da base e logo a melhor parte vai chegar. Estou me preparando e esse momento vai chegar – concluiu o jovem.

Pedro Lima e as demais Crias da Academia integram o grupo 03 da Copinha de 2023, ao lado de Juazeirense-BA, Santana-AP e Rio Preto-SP. Todos os jogos da primeira fase da competição serão realizados no Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto, e terão transmissão do SporTV. A estreia da equipe palestrina no torneio será contra o time da Bahia, no dia 03 de janeiro (terça-feira), às 19h30 (de Brasília).

CONFIRA OUTROS PONTOS DESTACADOS POR PEDRO LIMA EM SUA ENTREVISTA AO NOSSO PALESTRA:

VENDA DE ENDRICK AO REAL MADRID:

– Ele é um menino que merece todo o sucesso dentro e fora de campo. É sempre alegre, humilde e trabalhador, ficamos muito feliz por ele. Sabemos que a visibilidade que a base do Palmeiras tem e vai ter ainda tendo após essa venda é algo muito importante. É uma venda com méritos dele e beneficia todos nós.

TÍTULO BRASILEIRO SUB-20 CONTRA O CORINTHIANS FORA DE CASA

– Foi o ponto máximo da nossa temporada. Ser campeão na casa do Corinthians com a torcida deles foi muito bom. Nos preparamos bastante, sabíamos que seria difícil pela qualidade do adversário e estar fora de casa, mas sem dúvida foi o momento mais gostoso.

Pedro Lima em ação pelo Palmeiras Sub-20 na final do Campeonato Brasileiro Sub-20, na Neo Química Arena (Foto: Fabio Menotti)

PRESSÃO APÓS TEMPORADA VITORIOSA:

– A gente vê isso como um incentivo. Apesar de ter vencido a última, mesmo se não tivesse ganho, a pressão e o incentivo são os mesmos. Entramos para ser campeão e é bom que alguns de nós já sabemos como é levantar esse campeonato (…) E para quem não viveu isso ainda, tentamos passar nossas experiências.

INTEGRAÇÃO DA BASE COM O PROFISSIONAL:

– As comissões sempre conversam, é um trabalho muito integrado. Eles conseguem ver o futebol e a vida de maneira muito parecida, enxergam o trabalho duro, não é à toa que o Palmeiras tem ganhado tantos títulos. É muito trabalho, disciplina e dedicação. O PV passa isso para a gente não sentir muita diferença da base e do profissional quando subirmos ao elenco principal. A mentalidade é a mesma.

SONHOS PARA O FUTURO:

– Subir ao profissional é sempre o que mais desejamos, estou na base desde 2016 e esse é o meu objetivo principal. Depois que subir conseguir desempenhar, poder ser protagonista, ganhar títulos, fazer a torcida feliz. Um dos meus principais objetivos é jogar uma Copa do Mundo, esse gostinho de estar lá é minha principal meta para o futuro.

LEIA MAIS:
Saída de Wesley deve abrir espaço para Giovani no Palmeiras
Com lembrança de caso Patrick Paula e força de Ronaldo, Palmeiras e Cruzeiro avançam por Wesley
Valor fixo, metas e fair play financeiro: entenda detalhes da venda de Endrick ao Real Madrid