Posição por posição: quem pode fazer a diferença no elenco feminino?

Foto: Divulgação Palmeiras

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou que o Campeonato Brasileiro Feminino A1 irá retornar sua sexta rodada no dia 30 de agosto. O retorno do Paulista Feminino ainda não foi definido. Mas, há quase um mês do retorno, o elenco feminino ainda não voltou aos treinos. Porém, deve retornar já na quarta-feira (29) após receber uma autorização do Governo do Estado de São Paulo.
O Palmeiras já atuou em cinco rodadas do Brasileirão, acumulando três vitórias (uma em casa e duas fora) e duas derrotas (em casa). Mesmo com poucos jogos, é possível ver uma diferença dentro de campo, a qual é desejável que mantenha-se ao retornar.
O elenco de Ricardo Belli não sofreu mudanças drásticas desde seu começo e a grande maioria das atletas recém-contratadas foram utilizadas. Somente a meia-campista Stefany Krebs e a goleira Karen Xavier não vestiram a camisa em jogos oficiais.
Neste texto teremos uma análise por posição de como estava o Palmeiras no campeonato e quem pode ser o diferencial.

Goleiras

No ano de 2019, tivemos um gol muito bem defendido pela Jully. A goleira ajudou o time na conquista da Copa Paulista e uma semifinal do Brasileiro A2. Jully é uma goleira jovem que está aprimorando cada vez mais seus conhecimentos e precisa ser testada.
Neste ano de 2020, o Palmeiras começou o gol com a goleira Vivi. Ela já havia sido contratada para ser titular no time alviverde, mas ficou de fora na temporada passada. Vivi atua muito bem, sai do gol corretamente na grande maioria das vezes. No entanto, ainda precisa voltar ao ritmo de jogo. Estava conseguindo até o momento da pausa e melhorando cada vez mais, só precisaria manter.
Falando um pouco da Karen, a arqueira precisa ser testada no gol palmeirense. Nos times que já atuou, sempre defendeu da melhor maneira. Como a Vivi, Karen tem experiência fora do Brasil, coisa que pode ajudar. É uma goleira que sai muito bem.
As três são grandes goleiras e têm confiança para assumir a posição. Vale ressaltar que os “pontos fracos” estão sendo treinados com o preparador Fabrício de Paula e toda equipe. As melhoras são notórias, sendo possível fazer um rodízio na posição entre as partidas.

Zagueiras

Na zaga temos quatro grande nomes: Thaís Ferreira, Agustina, Samara e Stella. No geral, Thaís e Agustina são as titulares do elenco, as duas combinaram muito bem na zaga, mesmo com a argentina tendo chegado no começo do ano. Stella e Samara não ficam nem um pouco atrás, quando entram como titular ou nas substituições tentam dar força e mostrar o melhor futebol.
A defesa palmeirense apresentou alguns problemas em dois dos três primeiros jogos do ano, até a hora que acabaram se encaixando melhor na partida contra o Cruzeiro e contra o São Paulo. As duas derrotas se deram muito por erros de atenção ou de posicionamento da defesa.
Agustina ainda pode acrescentar muito ao elenco do Palmeiras, a experiência dela no futebol argentino e na Europa colocam muito um diferencial dentro de campo, algo que sempre é bom para um time.

Laterais

Pela lateral-direita temos Isabella, uma grande marcadora em bolas paradas. É um grande destaque do time, um dos nomes que sabe montar o jogo, tem uma boa visão de campo. Foi testada na Seleção Brasileira no final de 2019 e atuou muito bem, a cada dia mais vem ganhando experiência e força na posição.
No lado esquerdo temos Rosana e Vitória, a experiência e a base. Rosana já tem seu nome marcado no futebol feminino atuando diversas vezes pela Seleção e conquistando muitos títulos nos times que passou. A lateral mostra uma nova visão dentro de campo, trabalha bem o jogo. Geralmente, Rosana atua como ponta esquerda, mas sua posição original é a lateral.
Vitória veio ao time alviverde em 2019 para jogar o Campeonato Brasileiro Sub-18. Chamou atenção e ficou no time profissional. Ela atua muito bem dentro de campo, ainda ocorrem alguns erros, mas, se souber escutar, pode ser uma grande lateral no futuro. Em alguns jogos ela consegue ser diferencial, porém falta experiência.

Meio-campistas

O meio de campo do time alviverde possui muitos nomes, contando com três importantes contratações: Ary Borges, Angelina e Stefany. Por conta da Seleção Brasileira, a capitã da Sub-20 Angelina atuou somente em um jogo do time, a derrota contra a Ferroviária. Ela ainda precisa se integrar com o elenco todo, mas tem de tudo para dar certo, afinal é uma das apostas do futebol feminino.
Quem vem atuando muito bem no meio é Ary Borges. O estilo de jogo dela combinou com todo o elenco e a cada partida vem melhorando e entregando tudo dentro do campo. Karla Alves, Maressa, Carla Nunes e Nicoly foram os grandes nomes do time em 2019 e vem repetindo o feito em 2020. Dentro de campo, elas carregam muitas responsabilidades e conseguem lidar com isso da melhor maneira.
Carla Nunes atua vem sendo o destaque do time desde o início. Foi artilheira alviverde na última temporada e vem carregando o mesmo posto atualmente. Na primeira partida, contra o Corinthians, fez um golaço após um belo domínio da bola.
Falando dos dois últimos nomes, Juliana e Bia são dois nomes novos que podem crescer muito em campo. Juliana Passari acabou se lesionando, mas estava atuando em alta no elenco alviverde e na Seleção Brasileira, seu retorno está previsto já para o segundo semestre. Bia Oliveira também foi um dos destaques no Sub-18 que ficou no elenco principal.
Dentro desse meio de campo, a volante Maressa tem muito para mostrar. Em 2019, ela ficou como segunda maior artilheira do time, é uma jogadora que entra para fazer a diferença dentro de campo e cresce muito em clássicos. Faz por onde para ser titular, precisa.

Atacantes

O ataque palmeirense tem grandes nomes, mas o destaque do ano foi a vinda de Bia Zaneratto. A atacante da Seleção Brasileira muda muita coisa no time, faz a diferença. Seria um bom nome para manter até o final do ano, entretanto o clube alviverde ainda não tem algo concreto relacionado à isso.
Um dos nomes que vem se destacando muito é o de Bianca Gomes. A atacante vem atuando muito bem, marcou gols em 2019 e veio mostrando todo seu futebol dentro de campo. Ela consegue ser diferencial e trabalha muito bem a bola pela esquerda.
Nesse ataque temos também Mônica e Ottilia. No começo do ano o clube anunciou o retorno da atacante Mônica ao elenco, porém ela ainda não atuou por conta de uma lesão. Além de atuar no ataque, Mônica faz um ótimo trabalho na lateral-esquerda, posição em que geralmente atua. Já Ottilia entrou em alguns jogos, mas ainda não conseguiu mostrar todo seu futebol. Se formos analisar o começo da jogadora em todos os clubes que passou, geralmente, é da mesma maneira. Ela começa não atuando muito bem, no entanto, quando pega o ritmo, não tem quem pare.
As duas mais novas do ataque são Livyan e Lurdinha, são dois nomes muito bons que estão crescendo. É um ataque mais rápido que pode ser muito aproveitado com um elenco mais novo ou um adversário que seja necessário agir de outra maneira.
Com o retorno dos campeonatos, seria bom tentar utilizar mais a Ottilia no ataque, para pegar um ritmo de jogo. É um nome muito bom que precisa se encaixar mais no time.