Preocupação de Abel, Palmeiras deve ter calendário apertado na próxima temporada
CBF e federações estaduais preparam antecipação do início das partidas em 2025; Verdão deverá atuar 12 meses no ano em tema publicamente criticado pelo treinador
Na reta final do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras já começa a se preparar para um 2025 ainda mais intenso. A CBF, junto com as federações estaduais, prepara a antecipação do início dos estaduais para poder começar o Campeonato Brasileiro em março e paralisar a competição diante o Mundial de Clubes da Fifa. O calendário nacional terminará no dia 21 de dezembro.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
O Verdão de Abel Ferreira, que encerra a temporada de 2024 no dia 9 de dezembro, contra o Fluminense, no Allianz Parque, pode iniciar 2025 no dia 8 de janeiro, data prevista para o inicio do Paulistão 2025. Como a equipe irá disputar o Mundial, em junho, o término do extenso ano será somente no dia 21de dezembro, quando está previsto o término do Brasileirão.
A previsão é que as finais dos Estaduais sejam em 16 de março, um domingo. O Brasileirão começaria no final de semana seguinte, 22 e 23 de março. O Mundial, por sua vez, acontece a partir de 15 de junho, mas os clubes devem chegar aos Estados Unidos entre 10 e 12 de junho, quando o Brasileirão pararia. A final é em 13 de julho, quatro semanas depois.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira trecho de coletiva de Abel Ferreira no Palmeiras
Clubes brasileiros que não jogarem a competição da Fifa podem dar férias aos seus atletas, o Palmeiras, no entanto, não gozará desta pausa. Além do Verdão, Flamengo, Fluminense e Botafogo ou Atlético-MG completam a listas de brasileiros na disputa.
Além de Paulista, Brasileirão e Mundial, a equipe terá Copa do Brasil e Libertadores no período – ambos os torneios devem começar a partir de março e perdurar até o final de outubro. Ao todo, o calendário de partidas deve superar 80 partidas na próxima temporada.
O técnico Abel Ferreira já deixou clara a irritação sobre o lingo calendário brasileiro, mas ainda não se pronunciou sobre a sequência de 2025. O português já fez muitos pedidos públicos por um calendário com menos partidas e a afirmação de que a equipe renderia melhor com tempo – não foram poucas as vezes em que Abel pediu trégua no calendário.
-Descansar a mente e o emocional é fundamental. E tempo para treinar, preparar os jogadores – afirmou o treinador após bater o Criciúma no Allianz Parque no dia 16 de setembro.
-Eu consigo ter vida (com o calendário mais tranquilo), assim eu consigo viver. Se calhar, assim se a Leila quiser, se jogarmos de semana a semana, eu consigo ficar aqui até 2027. Se calhar até 2030 – prosseguiu, na mesma coletiva.
Apesar de encaminhada, a proposta ainda não foi oficializada, mas foi bem vista pela Comissão Nacional de Clubes – formada pelos presidentes de Fluminense, Atlético-GO, Fortaleza, São Paulo e Internacional.