No Aeroporto de Congonhas, no centro de São Paulo, pouco antes das 9 da manhã. Está marcada a chegada de Rafael Navarro a São Paulo. Nesta terça-feira, o atacante desembarca na capital paulista para exames médicos e, se aprovado, assinatura de contrato. O clube espera pelo fim dos trâmites para poder anunciar seu primeiro atacante para a nova temporada.
Carência desde o início do ano, a camisa nove do Verdão não teve dono desde o início da má fase de Luiz Adriano, ainda na metade da temporada. Pedidos por Abel, centroavantes vão chegar para suprir a dificuldade e Rafael Navarro é o primeiro da lista. Vindo do Botafogo, o jovem de 21 anos pode ser a solução de um velho problema do Palmeiras
Em fim de contrato no clube carioca, ele chegará sem custos. O Alviverde venceu a concorrência do próprio Botafogo, que há meses tentava a renovação, e de clubes do Oriente Médio e dos Estados Unidos. O projeto e os valores oferecidos agradaram ao centroavante e ao seu estafe – algo como 500% de valorização nos ganhos mensais em comparação ao antigo contrato.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
CARACTERÍSITCAS
Rafael Navarro é centroavante, mas não se limita a ser apenas aquele jogador de definição de dentro da área. No Botafogo, ele se acostumou a buscar a bola mais atrás e a participar da construção das jogadas. Veja no mapa de calor abaixo.
Com 1,83m de altura, o jogador tem porte físico para ganhar duelos físicos contra zagueiros, ao mesmo tempo que é capaz de demonstrar agilidade, habilidade para driblar e velocidade quando necessário. Tem mais a característica de atacar o espaço do que de servir como pivô, mas desempenha ambas as funções.
Se notabilizou por marcar gols tanto com a perna direita como com a esquerda. Possui também gols de cabeça, de fora da área e de pênalti, se caracterizando como um camisa 9 de muitos recursos. Além disso, distribuiu assistências e demonstrou boa durabilidade ao não se lesionar uma vez sequer na última temporada.https://d819243f9b10473c98ad7a39439f34a0.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Apesar de marcar gols de cabeça, sua maior dificuldade parece estar na disputa aérea longe da área.
HISTÓRICO
Nascido em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, em 14 de abril de 2000, Navarro passou pela base do Fluminense e do Atlético-GO até chegar ao Botafogo em 2019. Chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-15.https://d819243f9b10473c98ad7a39439f34a0.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Após se destacar no Sub-20 do Botafogo em 2020, foi promovido na reta final da campanha do rebaixamento do clube carioca naquela edição do Brasileirão. Inclusive, marcou seu primeiro gol como profissional contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em fevereiro de 2021, em lindo chute de fora da área.
Efetivado na equipe principal, fez um estadual discreto, com um gol e uma assistência em 11 jogos. Foi explodir mesmo na Série B, onde foi o craque e líder de diversas estatísticas da campanha campeã do Botafogo.
NÚMEROS
Navarro disputou 48 jogos com a camisa do Botafogo na temporada de 2021, sendo 41 como titular. Na campanha do título da Série B, foram 37 jogos – todos como titular. A única vez que ele foi desfalque ocorreu por conta da suspensão automática por três cartões amarelos.
O provável novo reforço do Palmeiras marcou 16 gols no período – 15 na Série B, o tornando o 3º artilheiro da competição. Contribuiu também com 10 assistências – 9 na segunda divisão do Brasileirão. As 24 participações diretas em gol lideraram o torneio e corresponderam a 42% dos gols marcados pelo Botafogo na campanha do título.
Entre todos os centroavantes da Série B, ele foi o que mais criou chances de gol, mais deu passes decisivos, mais deu dribles certos e que mais desarmou.
Rafael Navarro tentou 81 finalizações na Série B de 2021, acertando praticamente metade delas (40) no alvo – um alto índice. Outro número interessante é o de faltas sofridas pelo atacante em toda a temporada: 101. Até o momento, nunca recebeu um cartão vermelho como jogador profissional.
Como falado acima, sua dificuldade é na disputa aérea: ganhou menos de um terço das disputas pelo alto na última Série B. No entanto, marcou quatro de seus 15 gols na Série B usando a cabeça.
Foram oito gols de perna direita e mais três de perna esquerda para completar a lista. Um dos gols de direita foi em cobrança de pênalti. Contribuiu com o ataque produzindo 41 assistências para finalizações de outros jogadores do Botafogo.
Veja alguns lances de Rafael Navarro abaixo
Longe de ser uma certeza, Navarro é uma aposta, mas uma excelente aposta. Chega respaldado por uma excelente Série B em 2021 e sem custos de transferência ao Palmeiras. No instante em que ele assinar por cinco anos, o clube terá um ativo de pelo menos 5 milhões de euros. Não está sendo contratado para ser a solução tão esperada na função, mas não seria uma grande surpresa se ganhasse a posição dentro de campo quando testado.