Procuradoria denuncia Botafogo por bonecos enforcados antes de jogo contra Palmeiras

Uma das vítimas foi Leila Pereira, presidente do Verdão, que teve rosto estampado em simulação de agressão

A Procuradoria da Justiça Desportiva denunciou o Botafogo por torcedores da equipe pendurarem bonecos enforcados com rostos de Leila Pereira, presidente do Palmeiras, e Ednaldo Rodrigues, da CBF, às vésperas de um confronto entre Verdão e o clube carioca pelo Campeonato Brasileiro.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Torcida do Palmeiras faz mosaico antes de jogo contra Flamengo

O clube vai responder por não prevenir e reprimir a conduta de desordem e corre risco de receber multa e perda de mando de campo no STJD do Futebol. A denúncia foi liberada nesta quinta-feira (8), e aguarda inclusão em julgamentos.

– Os vídeos e matérias jornalísticas colacionados aos autos não dão azo a dúvidas quanto aos lamentáveis fatos que ocorreram antes do início da partida entre Botafogo e Palmeiras, com único intuito de incitação à violência em face do Presidente da CBF e da mandatária do Palmeiras – relatou a Procuradoria na denúncia.

Bonecos com rostos de Leila e Ednaldo são enforcados no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

A cena aconteceu no Rio de Janeiro, antes de partida válida pela 17ª rodada da Série A, no dia 17 de julho, no estádio Nilton Santos. De acordo com informações da Polícia Militar, os bonecos foram retirados três horas antes do início da partida.

A deúncia diz que o Botafogo “não comprovou ter tomado qualquer medida efetiva de identificação e punição dos infratores”, acatando uma infração prevista artigo 213, Inciso I, §1º, do CBJD.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

– Nosso primeiro ato à frente da Procuradoria-Geral do STJD foi a criação do Grupo Especial de Trabalho para enfrentamento de atos de ódio e violência nos estádios. Essa denúncia, motivada pelos bonecos enforcados dos Presidentes da CBF e do Palmeiras exibidos no estádio do Botafogo, é uma concretização da diretriz que norteará nossa gestão, que é de tolerância zero contra a violência no futebol – destacou o Procurador-Geral Paulo Dantas.

A multa pode variar entre R$100 a R$ 100 mil, além de perda do mando de campo de uma a dez partidas. Na próxima quarta-feira (14), Palmeiras e Botafogo se enfrentam pela ida das oitavas de final da Libertadores.