Promessa do Paraguai, atacante com deficiência auditiva é contratado pelo Palmeiras

Foto: Reprodução/Twitter

Gustavo Peralta é o novo reforço do Palmeiras. Com passagens pela seleção de base do Paraguai, o atacante de mais de 1,80m de altura chega para reforçar o sub-20 do Verdão após ser revelado pelo Nacional. Peralta, porém, não é apenas mais um jogador. Gustavo tem menos de 30% de audição desde o seu nascimento. Mas isso não impede o atleta de fazer o que mais gosta: jogar futebol.

Segundo seu pai, Hilario Peralta, o novo reforço alviverde respira futebol e consome todo tipo de conteúdo possível para aprimorar seu jogo. Essa dedicação é comprovada dentro de campo onde, mesmo com a deficiência auditiva, consegue compreender e executar as jogadas sem dificuldade. Peralta desenvolveu um racicínio muito rápido e consegue ler os lábios de seus companheiros durante as partidas. O jogador ainda é visto como um líder por seus colegas paraguaios.

O atacante, que assinou oficialmente na noite desta quinta-feira, já disputou um campeonato com a camisa do Palmeiras. Peralta estava no elenco sub-18 do Verdão que foi bicampeonato da CEE Cup, em Praga, na República Tcheca. A campanha vitoriosa do Palmeiras teve 100% de aproveitamento, com quatro vitórias, 14 gols marcados e quatro sofridos. Um desses 14 gols foi de Peralta. Atuando com a camisa 16, o paraguaio deixou sua marca na vitória por 3 x 0 sobre o Burnley (ING).

Foto: Divulgação/CEE Cup
Promessa-do-Paraguai--atleta-surdo---contratado-pelo-Palmeiras---Murilo-Dias---Nosso-Palestra-4
Peralta comemora seu primeiro gol pelo Palmeiras

Nas redes sociais, ao lado do pai, Gustavo Peralta celebrou a assinatura do contrato:
"Agradeço a Deus por essa oportunidade e principalmente ao Palmeiras por me permitir entrar nesta grande família de excelentes profissionais".

Foto: Reprodução/Twitter
Promessa-do-Paraguai--atleta-surdo---contratado-pelo-Palmeiras---Murilo-Dias---Nosso-Palestra-5
Gustavo, seus representantes, seu pai e o Dr. Andrés Perez, advogado do Palmeiras

O paraguaio aproveitou uma visita à Academia de Futebol e tietou o atacante Dudu, camisa 7 do elenco profissional, comprovando seu carinho pelo número 7. Seu maior ídolo no futebol é Cristiano Ronaldo, 7 da Juventus (ITA) e da seleção de Portugal. Apesar de atacante, Peralta atuava com a 10 do Nacional e tem caracterísitcas parecidas com as de Cristiano segundo publicações do Paraguai. A força física e velocidade estão entre seus melhores atributos, além de ser reconhecido pelo faro de gol.

Peralta terá dois conterrâneos no Palmeiras. Gustavo Gómez, zagueiro titular do time profissional, e o atacante Aníbal, do sub-20, que tem cidadania brasileira e paraguaia. Gustavo, inclusive, ajudou na preparação de sua seleção para o Mundial Sub-17 de 2017 em que Aníbal fez dois gols.

Foto: Divulgação/CEE Cup
Promessa-do-Paraguai--atleta-surdo---contratado-pelo-Palmeiras---Murilo-Dias---Nosso-Palestra-1-1
Peralta, em destaque, já comemorou um título pelo Verdão

Muito próximo de seus pais, Peralta mostra ser dedicado ao esporte, aos estudos e à família. Sua mãe, Raquel de Peralta, ao saber da notícia da convocação de seu filho para a seleção paraguaia, exibiu todo seu orgulho:
"O Gustavo é muito disciplinado e aplicado quando vai treinar. Ele demonstra para todos que não há impossível. Com trabalho e esforço, os sonhos se realizam".

A contratação de Peralta mostra mais uma vez que o radar do Palmeiras está ligado para as promessas sul-americanas. O exemplo mais recente é o atacante colombiano Iván Angulo, contratado para o time sub-20 no início do ano, que já foi integrado ao profissional e está a disposição de Felipão.

À época, João Paulo Sampaio, coordenador da base Palmeiras, exaltou o processo de transição e integração entre os atletas da base com o elenco profissional:
"Hoje é um clube só, um futebol só. Não é base e profissional. A gente fica tranquilo na gestão porque é uma gestão só do futebol do Palmeiras. Não de base e do profissional".