Promissor e boa saída de bola: conheça Murilo, zagueiro alvo do Palmeiras

NOSSO PALESTRA conversou com o jornalista Josias Pereira, que analisou o ex-atleta do Cruzeiro

O Palmeiras está em busca de zagueiros e encaminhou a chegada de Murilo Cerqueira, que pertence ao Lokomotiv, da Rússia. O atleta iniciou sua carreira no Cruzeiro e se destacou pela sua saída de bola, mas demonstrou algumas deficiências. Para entender melhor o desempenho do atleta, o NOSSO PALESTRA conversou com o jornalista Josias Pereira, do jornal O Tempo.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Início no Cruzeiro

– O Murilo é um jogador da base do Cruzeiro. Ele foi formado nas categorias de base do clube e o Cruzeiro sempre teve uma tradição de revelar zagueiros. É comum isso. Teve o Cacá, que recentemente foi vendido para o japonês, e o Murilo estava junto aí desse pacote. O Murilo, quando ele surgiu, a torcida a pedia muito também o nome dele para que ele pudesse atuar, ele fez algumas partidas pela Copa Libertadores, ainda com o Mano Menezes, e lá a gente já viu uma qualidade dele. Um jogador que tem um bom porte físico, que consegue antever bem as jogadas. Ele é um jogador promissor, ele precisa trabalhar algumas coisas. Ele não vai chegar da Rússia pronto, mas, voltando ao Brasil, ele vai conseguir recuperar o futebol que não conseguiu apresentar tanto na Rússia – disse o jornalista.

Estilo de jogo

– Ele tem uma boa saída de bola, ele trabalhou bem na base do Cruzeiro. Atuou pela esquerda, pela direita. Acho que ele consegue se encaixar bem no sistema do Palmeiras.

– As únicas coisas que eu achava assim meio complicado no Murilo são dois pontos: o primeiro é que aqui no Cruzeiro ele passou sem fazer gols e um sonho dele era fazer um gol pelo Cruzeiro, então a jogada aérea dele ofensiva não é tão boa assim. Já a defensiva é boa. Ele tem uma boa imposição física, consegue ter um Salto muito bom, muito potente. Uma coisa que a torcida do Cruzeiro começou a pegar no pé dele, chegando próximo do final da passagem dele, foi ele ser um pouco lento na recomposição, porém, em 2019, o Cruzeiro naquela confusão toda, o time não ajudava muito.

Expectativa no Palmeiras

– Pode ser que, logo depois de Luan e Gómez, ele possa brigar e num sistema de três zagueiros, por ser mais jovem, ele consiga brigar por esta posição. Ele fez bons jogos, como contra a Juventus na Liga dos Campeões, porém faltou uma sequência maior de jogos na Rússia. Vejo que o Palmeiras fez certo em ir atrás de um zagueiro jovem, diferentemente do que está fazendo o Atlético-MG aqui, e o Cruzeiro tem uma escola boa de zagueiros, como disse. Espero que ele cresça muito nas mãos do Abel, entender o ajuste na mão do Abel. A torcida do Cruzeiro gostava dele, mas a pressão aqui no Clube, a base não consegue ter muita sequência, mas no Palmeiras, uma equipe mais consolidada, mais ajustada e campeã é melhor para um jogador conseguir essa evolução, diferente da “Panela de Pressão” que é o Cruzeiro.

Futebol russo

Segundo levantamento feito por Fábio Aleixo, na Rússia, Murilo chagou como titular, jogando 32 partidas em sua primeira temporada. No entanto, com o passar do tempo, perdeu espaço, principalmente após a chegada de Pablo (ex-Corinthians), e, em 2021-22, se tornou reserva.

No total, o atleta esteve em campo em 71 jogos, marcando cinco gols e dando uma assistência, além de receber 12 cartões amarelos e um vermelho.

LEIA MAIS