Palmeiras x Santo André: título paulista, falha de Marcos, provocação do Mago e golaço de Lucas Lima

Foto: Bruno Ulivieri

Palmeiras e Santo André vão decidir nesta quarta-feira, 29, uma vaga na semifinal do Paulistão 2020. Os dois times já protagonizaram diversos duelos em sua história, e se depender do retrospecto, a equipe de Luxemburgo tem motivos a mais para acreditar no triunfo.

O Verdão enfrentou o time do ABC Paulista somente uma vez em seu novo estádio, naquele que é também o último confronto entre as duas equipes.

Foi no primeiro jogo da temporada de 2018. Numa noite de estreias, o time do técnico Roger Machado venceu o Ramalhão por 3 a 1, com gols de Willian, Keno e o estreante Lucas Lima, que pode estar em campo defendendo o alviverde no duelo de amanhã.

Mas a história entre os dois times em mata-mata não começou em 2020. Em 2011, pela Copa do Brasil, o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari encontrou com o Santo André nas oitavas de final da competição. Com duas vitórias, o alviverde não encontrou tantas dificuldades para despachar o Ramalhão. No jogo de volta, no Pacaembu lotado, Valdivia deu chute no vácuo, provocou expulsão e levou os palmeirenses ao delírio.

Em 2004, porém, a história foi diferente. O Verdão encarou o Santo André pela primeira vez em um duelo eliminatório, pela Copa do Brasil daquele ano. Com um empate em 3 a 3 no ABC e outro por 4 a 4 no Palestra Itália, o Ramalhão acabou eliminando o Palmeiras nas oitavas.

Marcos foi xingado e vaiado por palmeirenses no antigo Palestra. O goleiro acabou tendo uma noite muito infeliz, enquanto o Santo André seguiria rumo ao título inédito da Copa do Brasil daquele ano.

O título em cima do Flamengo garantiu o Ramalhão na Libertadores de 2005 e o sorteio acabou colocando o Santo André no grupo do Palmeiras. Foram dois jogos, um empate no ABC e uma derrota alviverde no Palestra Itália pela competição continental.

Em 2003, o Santo André já havia protagonizado uma amarga derrota para o Palmeiras, dessa vez na base. Na única vez que o Verdão chegou na grande decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o time de Deola e Vagner Love acabou perdendo a decisão nos penais para o time do ABC, acabando com o sonho do clube conquistar a Copinha.

Por fim, em 1994, o Verdão conquistou o bicampeonato paulista com uma rodada de antecedencia ao vencer o Santo André no Bruno José Daniel, por 1 a 0, com gol de Evair.

Palmeiras e Santo André já se enfrentaram 42 vezes na história – a primeira delas em 1974. A vantagem é palmeirense: 21 vitórias, 14 empates e sete derrotas (61gp x 36gc). Em mata-mata o duelo está empatado por 1 a 1. A última derrota do Verdão para o Ramalhão foi pelo Paulista de 2010.