Quem é Gabriel Veron? Nosso Palestra traz um raio-x do melhor jogador do Mundial Sub-17!

Foto: FIFA/Getty Images

Nas redes sociais e nos grupos de whatsapp dos palmeirenses, o nome de Gabriel Veron começa a ser cada vez mais citado. Nos trending topics do twitter desde a noite de ontem, a jovem promessa alviverde encantou os olhos do Brasil e foi o cara da Seleção Sub-17 do Brasil, agora tetracampeã mundial.

O jogador do Palmeiras desponta como uma das maiores promessas da base do nosso futebol, e ao conquistar a Copa do Mundo Sub-17 e a bola de ouro do torneio, se firma como um dos nomes certos para subir para o profissional do Verdão em 2020.

Com 3 gols, duas assistências e o pênalti sofrido na grande decisão, Veron foi uma escolha unânime para o prêmio de melhor jogador do torneio.

View this post on Instagram

melhor jogador do mundial🏆🥇

A post shared by gv10🚀 (@gabrielveron_) on

Fizemos um raio-x para tirar todas as dúvidas da torcida palmeirense sobre o atleta do Palmeiras de apenas 17 anos. Qual é a sua multa contratual? Já tem contrato profissional? Quantos gols e títulos pelo Verdão?

Confere ai!

De Assú pro Mundo!

Gabriel Veron é natural de Assú, cidade com um pouco mais de 50 mil habitantes, localizada no Rio Grande do Norte. O camisa 10 do Sub-17 do Verdão leva esse nome em homenagem ao craque argentino Juan Sebantian Veron. Filho de vaqueiro, Gabriel começou aos 8 anos destilando seus dribles no futsal, e com 13 anos iniciou seus primeiros passos no campo. Em 2017, foi contratado pelo Palmeiras e desde então coleciona títulos com a camisa alviverde. Sempre que pode, Veron visita e exalta sua origem, além de demonstrar muito orgulho de ser potiguar.

View this post on Instagram

FELIZ NATAL!!! 🎅❤️

A post shared by gv10🚀 (@gabrielveron_) on

Contrato até quando? Já é profissional?

Uma das grandes dúvidas da torcida é sobre a situação contratual de Gabriel Veron com o Palmeiras. O jogador tem vínculo profissional com o clube até outubro de 2021 e sua multa rescisória beira a casa dos 60 milhões de euros, informação dada pelo jornalista Jorge Nicola, da ESPN. O Palmeiras tem 70% dos direitos federativos do atleta, mas deve renovar o contrato e aumentar ainda mais a sua multa, uma vez que o título de melhor jogador da Copa do Mundo Sub-17 vai trazer uma valorização ao atleta.

images--3-

Colecionador de títulos

Desde o Sub-15 no clube, Gabriel Veron conquistou taças em todas as categorias em que passou pelo Palmeiras. Veron foi campeão da Premier Cup Sub-15 (2017), Mundial Sub-17 (2018 e 2019), Paulista Sub-17 (2018) e Copa do Brasil Sub-20 (2019). Veron tem 104 jogos e 37 gols com a camisa alviverde.

View this post on Instagram

Campeão mundial 🙏🏾💚

A post shared by gv10🚀 (@gabrielveron_) on

Pronto para o profissional?

Em sua curta carreira, Gabriel Veron se acostumou a jogar com atletas mais velhos. O jovem ganhou o seu primeiro Mundial Sub-17 de Clubes com apenas 15 anos, e fez parte do elenco Sub-20 alviverde nas conquistas do Brasileiro e da Copa RS, em 2018. Em 2019, o garoto é bicampeão da Copa do Brasil tanto no Sub-17 quanto no Sub-20. Ao ver seus companheiros de seleção, Talles Magno e Reinier jogando na Série A, dá para prever que Gabriel Veron já poderia ser testado no time de cima. A pressão da torcida pelo uso da base pode facilitar a adaptação do atleta no profissional. A torcida palmeirense corneta e cobra bastante, mas a cultura de apoiar a base parece estar mais fortalecida entre a coletividade palmeirense.

Fica no Sub-17 em 2019 ou já sobe?

Ainda não se sabe se Gabriel Veron vai voltar para o Sub-17 do Verdão ou se Mano Menezes já pode integrá-lo ao time do Palmeiras. O Sub-17 decide o título do Paulista nesta próxima quarta-feira, 20, no Pacaembu e também a Supercopa do Brasil, diante do Flamengo. As datas do duelo diante do Flamengo ainda não foram divulgadas. A transição do atleta terá que ser feita com calma, até para que a grande expectativa e o óbvio potencial do garoto não atrapalhe seu inicio como profissional.

Golaços pelo Palmeiras

Gabriel Veron se destaca pela sua velocidade, agilidade e principalmente tranquilidade na hora da definição. O jogador coleciona alguns golaços pela base do Palmeiras. Como na semifinal do Paulista Sub-17 contra o São Paulo, em 2018, e também na final da Copa do Brasil Sub-17 deste ano, também contra o São Paulo. Na Copinha deste ano, Veron também fez um belo gol diante do Galvez.

Decisivo em campo, ator fora dele!

Não é de hoje que Gabriel Veron chama a atenção da torcida palmeirense. No inicio deste ano, o jovem foi uma das estrelas da campanha da Puma que viralizou entre os palmeirenses com o slogan: ‘O verde é a cor da inveja’. O atleta é patrocinado pela fornecedora de material esportivo do Verdão e aparece logo aos 14 segundos do vídeo.

Gabriel Jesus, Gabriel Veron?

Não é só o nome que é igual. Gabriel Veron e Gabriel Jesus se assemelham em algumas características. Veron é forte físicamente e gosta de brilhar em jogos grandes. O nordestino demonstra ter muita personalidade e pode em um futuro próximo, ultrapassar Jesus como a maior revelação da história do clube. Jesus porém subiu para o profissional um pouco mais velho do que Veron pode subir. O hoje atacante do Manchester City já tinha 18 anos quando começou a brilhar pelo Palmeiras. Já Veron completa 18 anos somente em setembro de 2020, mas já possui uma participação em Copinha no currículo.

16284261521_0e473ebb73_c

Phil Foden, Kross e Fábregas

Gabriel Veron foi considerado o melhor jogador do Mundial Sub-17. Uma conquista que atletas campeões do mundo também conseguiram, casos do alemão Toni Kross e do espanhol Cesc Fábregas. No último Mundial Sub-17, vencido pela Inglaterra, em 2017, o inglês Phil Foden foi eleito o melhor jogador do campeonato. Atleta do Manchester City, o jovem fez os olhos de Pep Guardiola brilharem, e logo após a competição o garoto já subiu para o profissional do City. Hoje, é companheiro de ataque de Gabriel Jesus. Até o City, um dos times mais ricos do mundo, olha com carinho para a sua categoria de base.

images--4-

Não é só Veron

É claro que Gabriel Veron é o nome da vez na base palmeirense, mas não podemos nos esquecer dos outros três atletas palmeirenses que defenderam o Brasil neste histórico título. O capitão Henri que levantou a taça tem um enorme potencial, além dos laterais Garcia e Renan. Os três devem ser nomes certos na próxima Copa São Paulo de Futebol Júnior.

EJnPMSLXsAAgtCh

O gol de Gabriel Veron diante de Angola está concorrendo ao prêmio de gol mais bonito da Copa do Mundo Sub-17 e você pode votar no site da FIFA por este link: https://www.fifa.com/u17worldcup/videos/goal-of-the-tournament/