Raphael Veiga decide, e Palmeiras vence Atlético-MG no primeiro jogo das oitavas da Libertadores

Seguro em campo, Verdão abre eliminatória em vantagem e agora joga por empate para se classificar

O Palmeiras foi ao Mineirão, em jogo válido pela primeira pernas das oitavas de final da Libertadores, para enfrentar o Atlético-MG e venceu por 1 a 0, com gol de Raphael Veiga. No terceiro encontro entre os times no mata-mata da competição, o Verdão saiu em vantagem e agora joga por um empate na volta para se qualificar.

Escalações

Desde a final do Paulistão Abel Ferreira não havia conseguido escalar seus onze titulares, situação que voltou a acontecer nesta noite de Copa. Com os retornos de Dudu e Murilo, o treinador pôde levar a campo o seguinte time: Weverton, Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Artur e Rony.

Pressionado, Felipão escolheu aqueles que são seus considerados titulares. A equipe escalada pelo experiente treinador foi: Everson, Saravia, Jemerson, Igor Rabello, Arana, Otávio, Battaglia, Zaracho, Paulinho, Pavon e Hulk.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Primeiro tempo

Antes do início da partida, Felipão e Abel Ferreira, que são grandes amigos, se abraçaram e promoveram bonita imagem. Já com a bola rolando, aos 7 minutos, o Palmeiras chegou bem pela primeira vez, em ataque conduzido por Raphael Veiga, que achou Dudu. No cruzamento, Menino foi bloqueado na pequena área. Era o prelúdio do que seriam os próximos minutos.

Aos 9, o camisa 23 do Verdão conduziu novo ataque pelo meio, sem ser incomodado. Bateu rasteiro, Everson deu rebote, mas Menino foi novamente impedido na pequena área de abrir o placar. Aos 16, a primeira chegada perigosa do Galo, com Arana, que pegou rebote de falta, mas não aproveitou a oportunidade de finalizar. Quem não faz, toma, e o castigo viria poucos minutos depois.



Aos 29, Mayke fez lindo lançamento para Gustavo Gómez, que curtia uma de ponta esquerda. O zagueiro cabeceou pro meio da área, Jemerson cortou mal e Raphael Veiga emendou de primeira, sem deixar a bola cair, pro fundo do gol de Everson, abrindo a contagem no Mineirão. É mais um gol do camisa 23 em jogos decisivos, uma marca de sua carreira.

O Palmeiras ainda teve chances de ampliar o placar, bem como o Galo de chegar ao seu primeiro gol, mas, maduro, o time de Abel Ferreira soube conter os momentos de maior intensidade atleticana e sustentou a vantagem para a segunda etapa.

Segundo tempo

Sem mudanças com relação aos times que encerraram o primeiro tempo, Galo e Palmeiras voltaram do intervalo com menos futebol e mais disputa. Na força e na vontade, os donos da casa tentaram uma pressão inicial que quase surtiu ao efeito. Aos 3 minutos, Rabello cabeceou com perigo, mas Weverton reagiu bem e defendeu no reflexo.

Consciente, o Verdão cedeu poucas oportunidades ao esforço do Atlético. Em uma falta “tática”, Gabriel Menino foi amarelado e logo deixou o campo para a entrada de Richard Rios, bem como a de John John, que substituiu Dudu em seu retorno pós lesão. Em busca de neutralizar os apoios pelo lado direito, Abel também sacou Artur para que Rocha e Mayke fizessem uma dobra pela lateral.

O fim de jogo foi de dois times desgastados e poucas chances de lado a lado. Raphael Veiga e Rony ainda deram vaga a Breno Lopes e Flaco López. Agora, o Palmeiras joga em seus domínios, na próxima quarta (9), em busca de ao menos um empate para se qualificar às quartas de final da Libertadores.