O Palmeiras encerrou sua participação na temporada 2023 com a partida diante do Cruzeiro na última quarta-feira (6), que consagrou o time campeão brasileiro. O título fecha um ano de altos e baixos, e o clube dá sequência ao planejamento para 2024.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Elenco atual
O clube fez apenas duas contratações para esta temporada: Artur e Richard Ríos. A curva de desempenho dos jogadores quase oposta, já que o ponta formado no Verdão chegou como titular e teve ótimo começo, mas caiu de produção e terminou o ano sendo menos utilizado.
Enquanto isso, o colombiano foi recebido como surpresa pela torcida, vindo do Guarani. Apesar de ter empolgado pelas primeiras atuações, perdeu um pouco de espaço no meio do ano. Com a lesão de Menino, recebeu novas oportunidades e deu conta do recado em momento decisivo para o Alviverde.
Além das contratações, Abel Ferreira foi obrigado a utilizar muitos atletas das categorias de base. O principal nome foi Fabinho, que somou mais partidas que Naves, Luis Guilherme e Jhon Jhon, e manteve desempenho consistente sempre que acionado.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira gol marcado por Endrick no empate do Palmeiras contra o Cruzeiro
Endrick
O grande destaque da temporada foi Endrick, embora jogadores como Zé Rafael e Piquerez tenham sido mais regulares. O garoto de 17 anos iniciou o ano como titular, mas voltou ao banco ao longo do ano e oscilou entre a reserva e a titularidade.
Na reta final, quando o título brasileiro parecia perdido, a Cria da Academia assumiu a responsabilidade e tornou-se protagonista do time na arrancada pelo campeonato. Ao final, terminou o torneio como artilheiro da equipe, com 11 gols.
Elenco futuro
Para a próxima temporada, uma das mudanças é a saída de Endrick em julho, com 18 anos completos, rumo ao Real Madrid. Alternativa no ataque, López foi mais utilizado na reta final de 2023 e pode ser substituto para a vaga no ataque.
No meio-campo, o Palmeiras já anunciou a chegada de Aníbal Moreno, negociado junto ao Racing, da Argentina. O volante foi desejo do clube no meio da temporada, mas a negociação só foi concretizada posteriormente. Além dele, o clube negocia a chegada de Caio Alexandre, do Fortaleza.
Outro setor a ser reforçado é a defesa. Desde sua chegada Abel Ferreira pede a contratação de um zagueiro canhoto e ainda não foi atendido. A tendência, também, é que Naves ganhe mais espaço no time tal qual o final deste ano.
Objetivos esportivos
Durante a temporada, a presidente Leila Pereira afirmou que o objetivo do Palmeiras era conquistar um título por ano. O fato já havia acontecido à altura da declaração, com as conquistas do Paulistão e da Supercopa do Brasil.
O clube passou por momentos conturbados nas eliminações da Copa do Brasil, em julho, para o São Paulo e da Libertadores, em outubro para o Boca Juniors. Após cair na competição continental, parecia que o time não ganharia nenhum “grande campeonato” em 2023 dada a distância para o Botafogo, líder do Brasileirão à época.
Apesar disso, o Maior Campeão Nacional conseguiu reverter uma diferença de 14 pontos e conquistar o torneio nacional. Com isso, o time consagrou seu segundo bicampeonato no ano (Paulista e Brasileiro) e encerrou a quarta temporada seguida com um troféu de alguma das três principais competições.