Repórteres do Nosso Palestra e Diário do Peixe fazem um esquenta especial de Santos e Palmeiras

Palmeiras e Santos, Santos e Palmeiras. Mais uma vez o destino coloca os dois maiores campeões nacionais frente a frente. Após confrontos épicos em 2015 e 2016, os times voltam a se enfrentar em uma fase eliminatória de Paulistão no Pacaembu neste sábado (24).

Para o Palmeiras, a chance de vingar o vice paulista de 2015, e a dura eliminação nos pênaltis nas semifinais em 2016. Já para o Peixe, a chance de exorcizar o fantasma da Copa do Brasil de 2015.

Para demonstrar a importância e o crescimento do jornalismo esportivo segmentado, Gabriel Amorim, repórter do Nosso Palestra, e Éder Traskini, repórter do Diário do Peixe, fazem um resumo dos dois clubes e trazem um pré jogo especial para os torcedores deste confronto que promete pegar fogo!

Gabriel Amorim – Nosso Palestra

É inevitável não assumir o favoritismo do Palmeiras para este confronto. Pela melhor campanha e pelo crescimento apresentado nos últimos jogos, o time de Roger Machado chega mais pronto para o clássico do que o Santos, que não vence no Paulista há 5 jogos. O alviverde não foi vazado nos últimos quatro jogos e deve ir sem surpresas para a partida de amanhã.

Jaílson conseguiu o efeito suspensivo e vai para o jogo. O goleiro tem ótimo retrospecto em clássicos e defende uma longa invencibilidade com a camisa do Palmeiras. Nas laterais, Marcos Rocha e Victor Luís que vivem ótima fase estão confirmados. Na zaga, Thiago Martins e Antônio Carlos, que marcou diante do Santos na primeira fase e vem sendo um dos melhores jogadores do elenco em 2018.

No meio Bruno Henrique, Felipe Melo e Lucas Lima. O camisa 20 encara o seu ex-clube pela segunda vez e a sua ex-torcida pela primeira. Fica a expectativa para ver se o meia não irá sentir o ‘’peso’’ do jogo. Lucas é o líder de assistências do Palmeiras no ano e vem de uma ótima atuação frente ao Novorizontino.

No comando de ataque palmeirense, sem surpresas: Keno, Dudu e Willian. O camisa 29 deve atuar mais uma vez centralizado, uma vez que Miguel Borja está servindo a seleção colombiana.

O retrospecto do Palmeiras atuando no Pacaembu é bastante favorável. O time não perde no Paulo Machado de Carvalho há oito partidas, e assim como o Santos está acostumado a atuar no estádio municipal.

Porém, se quiser avançar à final, o Verdão terá que superar um tabu histórico. Essa é a oitava vez que os quatro grandes do futebol paulista chegam à fase semifinal do Paulista juntos. O Palmeiras nunca conquistou o título Paulista quando as 4 grandes forças do estado disputaram as semifinais.

Desafio e tanto para a equipe de Roger Machado que terá pela frente o seu primeiro duelo de peso do ano!

Na primeira fase, o Palmeiras derrotou o Santos no Allianz Parque por 2 a 1. (Foto: Marcelo Brandão/ Click Palestra)

Éder Traskini – Diário do Peixe

Há cinco jogos sem vencer no Campeonato Paulista, o Santos chega às semifinais com a pior campanha. Mesmo o São Paulo com vários problemas e o Corinthians ainda buscando um sistema de jogo ideal, o Santos de Jair Ventura não conseguiu somar mais pontos que os rivais.

Depois de duas partidas ruins nas quartas de final, o técnico Jair Ventura deve promover somente uma mudança na equipe: o jovem Diogo Vitor deve ganhar a vaga de Jean Mota na armação de jogadas. Antigo garoto problema, Diogo se notabilizou pelos “sumiços” que dava ainda nas categorias de base. No entanto, o garoto de 21 anos colocou a cabeça no lugar e está pedindo passagem na equipe titular. Rápido e habilidoso, Diogo fez seu primeiro gol como profissional no clássico contra o Corinthians.

O restante do time deve ser o mesmo que enfrentou o Botafogo: Vanderlei; Daniel Guedes, David Braz, Lucas Veríssimo e Dodô; Alison; Rodrygo, Léo Cittadini, Diogo Vitor (Jean Mota) e Eduardo Sasha; Gabigol. O centroavante santista não marca desde a partida contra o Santo André, quando ainda tinha a média de um gol por jogo. Fora do clássico na fase de grupos, quando ainda não tinha estreado, Gabigol é o artilheiro do Peixe no confronto: 6 gols em 11 partidas.

Diante da baixa média de público na Vila Belmiro, o Santos escolheu mandar o jogo no Pacaembu, onde colocou 37 mil torcedores no clássico contra o Corinthians. Apesar de ter apenas dois dias para venda de ingressos, o Santos aposta na crescente rivalidade com o Palmeiras para lotar o estádio na partida de ida das semifinais. O retrospecto favorece o Peixe: o Santos nunca perdeu para o rival em semifinais de Campeonato Paulista.

Nota da Redação: Que a rivalidade recente entre Palmeiras e Santos fique somente dentro de campo e que a paz reine fora dele. Um confronto histórico de dois gigantes do nosso futebol só merece ser apreciado por todos. Que vença sempre o melhor e Avanti Palestra!