Responsável pelas regras do futebol, IFAB diz que gol do Palmeiras não deveria ser anulado

Organização analisou o lance no qual o atacante Deyverson invade o campo antes da bola entrar na meta adversária

A International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pela confecção e regulamentação das regras do futebol, analisou o gol do Palmeiras contra o Atlético-MG. O lance gerou polêmica, pois antes da bola entrar o atacante Deyverson, que estava entre os reservas, invadiu o campo para comemorar. Segundo a organização, o lance foi corretamente validado.

De acordo com a CBF, a partida deveria ser paralisada e reiniciado com tiro livre direto. Se a invasão fosse constatada após o reinício da partida, o gol não poderia ser anulado.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.

Em nota, porém, a IFAB explica outro fator determinante. Conforme escrito pela entidade, os árbitros devem sempre aplicar o ‘espírito’ e a ‘intenção’ da regra. A interpretação do ‘espírito’ e da ‘intenção’ da regra exige que os árbitros avaliem a intenção do jogador ou o impacto da ação do jogador no jogo”.

Deste modo, ‘a entrada do reserva (no caso, Deyverson) no campo de jogo não parece ter sido feita com a intenção de interferir no jogo, nos jogadores ou distrair a arbitragem’. “Em vez disso, ele parece totalmente motivado pela emoção do momento em que sua equipe marca um gol decisivo.’

Com isso, o gol do Palmeiras foi corretamente validado e o empate classificou o Verdão à final da Libertadores. O time agora enfrenta o Flamengo na decisão que acontece no dia 27 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai.

LEIA MAIS