Ricardo Belli analisa início de temporada e destaca evolução na equipe feminina do Palmeiras: ‘Somos exigentes’

Treinador palmeirense destacou o papel da comissão técnica e das próprias atletas na boa temporada

Depois de duas semanas sem entrar em campo, a equipe do Palmeiras voltou a disputar o Brasileirão Feminino A1 neste domingo (20). Por conta da Data Fifa, a equipe comandada por Ricardo Belli teve tempo para focar nos treinamentos durante esse período. 

Para o treinador, inclusive, foi um descanso necessário para as atletas, já que vinham de uma maratona de jogos, tendo entrado em campo cinco vezes em um intervalo de menos de 14 dias. 

– Essa pausa foi fundamental para recuperarmos nossas atletas, já que tivemos uma sequência de cinco jogos em 13 dias. Isso é muito desgastante, pois passamos mais tempo concentrados e viajando do que treinando, por isso esse tempo também foi importante para treinarmos e darmos mais atenção a alguns princípios de jogo que necessitavam de ajustes. O tempo foi bem proveitoso para o trabalho como um todo e para fecharmos bem essa primeira fase do Brasileiro.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

No torneio nacional, o Palmeiras é a única equipe que ainda não perdeu, sendo 14 jogos com dez vitórias e quatro empates. Analisando o trabalho apresentado, Belli não esconde a satisfação com as atletas, mas ainda vê pontos a serem melhorados.

– Nós iremos sempre tentar praticar um futebol bem jogado que, para nós, é de uma forma muito intensa e agressiva durante os 90 minutos. Desde o primeiro jogo procuramos propor um jogo ofensivo cuidando muito bem da bola e temos criado e feito muitos gols por isso, mas, mesmo priorizando um jogo de ataque, temos até o momento a defesa menos vazada da competição, graças ao forte comprometimento e jogo coletivo das atletas com e sem a bola. O balanço até o momento é satisfatório, porém somos muito exigentes (comissão, atletas e torcida) e sabemos que podemos evoluir e estaremos sempre trabalhando para ficarmos cada vez mais fortes e desempenharmos um futebol ainda melhor.

Partida entre Palmeiras e São Paulo, válida pela décima terceira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino, no estádio do Canindé, em São Paulo-SP. (Foto: Fabio Menotti)

Para essa temporada, a equipe passou por uma grande reformulação, contratando 14 novos nomes, além de promover oito nomes das categorias de base. Com isso, o projeto para essa temporada começou praticamente do zero e Belli destacou a dedicação que as jogadoras e a comissão técnica tiveram para pôr em prática. 

– O principal é a capacidade das nossas atletas, o talento delas, a qualidade técnica, a inteligência, a vontade de trabalhar, aprender e evoluir de todas. Temos um grupo muito humilde e trabalhador. Nada resiste ao trabalho duro e intenso diariamente. Acredito que esse trabalho em conjunto facilitou bastante na implementação da nossa ideia de jogo – que está sempre em evolução – e tem ajudado no processo de transição das atletas mais jovens para a equipe principal.

Para encerrar a primeira fase do Brasileirão, o Palmeiras volta a campo na próxima quinta-feira (24), às 15h, diante do Minas Brasília. 

LEIA MAIS