Rumo ao Hendeca, Unodeca ou Undeca? Conheça a grafia correta da palavra

(Foto: César Greco/ Ag. Palmeiras/ Divulgação)

O Palmeiras inicia no próximo domingo (28), a busca por mais um caneco de Campeonato Brasileiro. Defendendo o título da principal competição do nosso país, a equipe de Luiz Felipe Scolari encara o Fortaleza de Rogério Ceni, no Allianz Parque, pela primeira rodada da competição.

Desde que o clube conquistou o Decacampeonato no ano passado, no entanto, surgiu a dúvida na torcida de como seria a maneira correta para escrever o termo que designaria uma possível conquista de seu 11º caneco nacional.

Unodeca? Undeca? Hendeca?

Para tirar essa nostra dúvida, falamos com o professor Pasquale Cipro Neto. Uma sumidade tupiniquim quando o assunto é língua portuguesa.

Com vocês, a explicação do Professor:

"As duas formas existem e estão corretas. Hendecacampeão com H se baseia no grego hendeca, que significa onze. Já a forma latina seria Undecacampeão."

O Palmeiras tem adotado a grafia Unodeca e as dúvidas se fizeram ainda maiores, mas para o professor Pasquale, o clube se equivocou na grafia.

"O Palmeiras errou a grafia. Se fala Undeca. Existem várias palavras com esse elemento, undecágono por exemplo. Fiz uma pesquisa em todos os meus dicionários e realmente não existe esse UNOdeca.", finalizou Pasquale.

A língua portuguesa certamente é dona de um dos mais densos volumes de palavras e influências. Há muitas maneiras, coloquiais ou não, de se dizer sobre algo. A democracia da palavra abre brechas entre o que se fala nas ruas e o que ensinam os livros. Importante conhecer os dois lados da história. Ou três, como nesse.

E pra você, torcedor, qual das duas formas é melhor pra se usar? A certeza que fica é que a busca por mais uma taça se avizinha.