Derrota para Santos foi primeiro jogo completo de Endrick como profissional do Palmeiras 

O atacante precisou de 49 partidas para ter uma atuação como titular sem ser substituído por Abel Ferreira

O Palmeiras foi derrotado pelo Santos por 2 a 1 na Arena Barueri no último domingo (8), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico marcou o primeiro jogo em que o atacante Endrick, de 17 anos, atuou por 90 minutos completos pelo time profissional.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Um ano após estrear na equipe de Abel Ferreira, em 6 de outubro de 2022, contra o Coritiba, o jovem começa um jogo como titular e não é substituído. Foram necessárias 49 atuações. Ao todo, são 2179 minutos na equipe principal, com 11 gols – média de um gol a cada 198 minutos dentro de campo. No período desde sua estreia, Endrick é quem precisa de menos tempo para balançar a rede entre os atacantes do elenco palestrino.

O clássico foi apenas a terceira oportunidade em que o jovem permaneceu em campo por mais de 75 minutos – além deste domingo as outras duas vezes aconteceram nas duas primeiras rodadas do Paulistão de 2023, em janeiro.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Torcida protesta contra Leila Pereira na Arena Barueri em jogo diante do Santos

A estratégia de controlar o tempo de Endrick em campo já vinha sendo adotado desde as categorias de base do Palmeiras. Promovido ao Sub-20 com apenas 15 anos, o atacante completou os 90 minutos em apenas três dos 33 jogos pela categoria – apenas 9% do total. O levantamento, feito pelo NOSSO PALESTRA, leva em consideração somente partidas oficiais.

Os jogos que tiveram a presença do atleta do início ao fim foram disputados contra Portuguesa, Ituano e Flamengo-SP, todos pelo Campeonato Paulista Sub-20 de 2022. Em campeonatos nacionais, o jogador nunca completou uma partida como titular sem ser substituído pela categoria mais velha da base.

Até mesmo na equipe Sub-17 Endrick teve o tempo controlado pelos treinadores. Atuando desde os 14 anos com atletas da categoria, o jovem completou apenas cinco das 28 partidas que disputou – 17% do total.

Com Endrick novamente à disposição de Abel Ferreira, o próximo desafio para o Palmeiras acontece apenas no dia 19 de outubro, às 19h (de Brasília), diante do Atlético-MG, em casa. O Campeonato Brasileiro passa por dez dias de paralisação em decorrência da Data Fifa.