Sem reforços, Zé Rafael se consolida como volante do Palmeiras

Camisa 8 passou a atuar mais recuado após saída de Danilo e se tornou peça fundamental no setor defensivo da equipe

Sem reforços na janela de transferências do meio da temporada, o Palmeiras continuará com Zé Rafael ‘improvisado’ como primeiro homem de meio-campo. Homem de confiança de Abel Ferreira, o jogador tem dado conta do recado atuando recuado, e continua sendo um dos pilares da equipe palestrina.

Contra o Atlético-MG, nesta última quarta-feira (2), o camisa 8 foi um dos destaques da equipe na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, pelo jogo de ida das oitavas de final. Ao todo, foram seis desarmes e quatro cortes dentro de campo, números defensivos abaixo apenas da dupla de zaga Gustavo Gómez e Murilo.

– Hoje vimos o Zé Rafael que víamos há um mês– disse Abel na coletiva de imprensa no Mineirão, após o triunfo por 1 a 0.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Gustavo Gómez projeta jogo contra Fluminense

Sem Danilo desde o início do ano, Zé passou a ser o principal expoente defensivo no meio-campo. Titular indiscutível, ainda procura um parceiro para consolidar ao seu lado no setor intermediário de campo, uma vez que Gabriel Menino e o recém contratado Richard Ríos mostram oscilações quando acionado.

Com o camisa 8, Verdão soma 38 jogos em 2023, com 25 vitórias, oito empates e cinco derrotas, aproveitamento de mais de 72%. Em contrapartida, sem o meia o aproveitamento cai para 53% em dez duelos.

Lesionado por quatro partidas em junho e julho, o desempenho no período sem o camisa 8 foi ainda pior. Entre a derrota para o Botafogo e o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil contra o São Paulo, o time conquistou apenas 41% dos pontos disputados. Vitória contra o Bolívar, empate com o Athletico, derrota para o São Paulo e empate com o Flamengo.

Sem o volante, as opções para a Abel Ferreira são escassas. O português pode recuar Gabriel Menino ou Richard Ríos, ou utilizar os contestados Jailson e Fabinho. Durante o período de lesão, outra opção foi mudar o esquema para três zagueiros, com Luan ganhando a titularidade.

Com o jogador à disposição, o Palmeiras volta a campo neste sábado (5) às 21h (de Brasília) contra o Fluminense no Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. A equipe é a terceira colocada do Brasileirão, com 31 pontos, enquanto o Fluminense ocupa o quinto lugar, com 28.