Sem regulamento sobre testes, Palmeiras seguiu Ministério da Saúde para escalar Endrick e Jhonatan na Copinha; Inter protesta junto à FPF

Atletas do Verdão entraram em campo com testes negativos para Covid-19 após cinco dias de isolamento social; regulamento mostrava protocolo antigo

Horas após a vitória do Palmeiras sobre o Internacional por 2 a 1, válido pelas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Junior, a diretoria do clube gaúcho procurou a Federação Paulista de Futebol (FPF) para contestar a escalação do meia Jonathan e do atacante Endrick no jogo desta segunda-feira (17). Para o clube, a dupla ainda não havia completado 10 dias de isolamento desde quando testou positivo para Covid-19, como previa o regulamento.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

No entanto, a escalação dos atletas é respaldada pelo protocolo do Ministério da Saúde, publicado no dia 10 de janeiro de 2021. No novo procedimento, o período de isolamento para pessoas recém-recuperadas de Covid passou a ser menor, diminuindo de 10 para 5 dias para pessoas que estão sem sintomas respiratórios, sem febre há 24 horas (sem o uso de antitérmico) e que tenham resultado negativo para teste PCR ou de antígeno. A contagem deve ser feita a partir do início dos sintomas. No caso dos atletas, ambos foram assintomáticos para a doença.

Com seu regulamento feito antes da mudança do protocolo por parte do Ministério da Saúde, a Copinha não previa nem mesmo a testagem dos clubes em seus atletas. No caso do Verdão, a testagem diária foi feita para não colocar em risco a saúde de terceiros.

Totalizando cinco casos no elenco, o meia e capitão Pedro Bicalho seguiu o protocolo antigo, ficando isolado por dez dias até estrear pelo clube na competição. Já Mateus, Lucas Freitas, Jhonatan e Endrick aturam com resultado negativo cinco dias após o teste positivo. Todos foram assintomáticos ao vírus.

Ainda à reportagem, o Palmeiras não quis se alongar sobre o caso já que entende seguir o protocolo nacional.

LEIA MAIS