Setorista do Benfica analisa Carlos Vinícius e destaca ‘veia goleadora’ do atacante

Centroavante é alvo do Palmeiras, que busca um jogador da posição para o elenco de Abel Ferreira

O Palmeiras segue em busca de um atacante para compor o elenco de Abel Ferreira. Com Deyverson em fim de contrato e Rafael Navarro iniciando sua caminhada pelo Verdão, o nome de Carlos Vinícius ganhou força e o clube negocia para garantir a chegada do jogador.

O atleta teve uma passagem de destaque pelo Benfica, em 2019, mas é pouco conhecido no Brasil. Por isso, o NOSSO PALESTRA conversou com Rafael Soares, que trabalha com a cobertura da equipe portuguesa no jornal Record e analisou a trajetória e as características do centroavante.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Carreira e passagem pelo Benfica

– Ele (Carlos Vinícius) já tinha tido duas passagens em Portugal antes de chegar ao Benfica. Ele jogou no Real Esporte Clube, que creio que estava nos escalões secundários, e depois esteve emprestado ao Rio Ave. Ele já aí destacou-se imenso. Marcou 14 gols em 20 jogos pelo Rio Ave. Aí notava-se que era um atacante que merecia um patamar superior. Depois esteve no Mônaco, onde a experiência não correu tão bem, e veio para o Benfica, por um valor por volta de 17 milhões de euros (R$86,9 milhões, na cotação atual). Ele rendeu bastante. Só esteve uma temporada completa no Benfica. Ele foi o melhor marcador da liga, com 18 gols. Curiosamente, não marcou gols de pênalti, o que mostra ainda mais sua veia goleadora. Teve, no total do ano, 24 gols e uma média estrondosa. Ele acabou por não ficar no Benfica mesmo com esse rendimento. O treinador trocou, ficou o Jorge Jesus, e acabou por ser uma oportunidade de negócio emprestá-lo ao Tottenham. O Jorge Jesus acabou por não o querer. Essa decisão nem sempre foi compreendida por parte dos torcedores. É difícil explicar que se está liberando o melhor marcador da edição passada do campeonato. Ainda hoje se fala um pouco do Carlos Vinícius, porque têm vindo atacantes que não têm correspondido.

Características

– O Carlos Vinícius é um atacante muito pulsante. É muito forte fisicamente. E essa ideia de ele ser forte fisicamente e ter essa capacidade de finalização pode levar a pensar que é um atacante exclusivamente de área, mas não é. É um atacante muito pulsante, consegue imprimir uma grande agressividade ofensiva. Não é muito rápido, mas tem uma velocidade interessante. É um jogador com muita mobilidade. Finaliza bem com os dois pés, mas o pé dominante é o esquerdo. Não é um atacante clássico, de área. Ele consegue dar largura à equipe, fazendo movimentações nos corredores laterais, e consegue explorar a profundidade, explora bem as costas da defesa. Mas sua grande virtude é a finalização de dentro da área. Tem um faro de gol muito interessante. Diria que, apesar de ser um jogador com alguma técnica, sua debilidade será nos apoios frontais. Não é um jogador de dar muitos toques na bola, às vezes tem alguma dificuldade na leitura do jogo.

(Foto: Divulgação/SL Benfica)

Futuro incerto

– Há uma curiosidade na situação atual de Carlos Vinícius. O PSV é treinado por Roger Schmidt, um treinador que está muito perto de treinar o Benfica. Não creio (que o atacante fará parte dos planos do técnico no Benfica), porque no PSV não tem sido titular, nem parece ter um perfil que corresponda às pretenções do treinador. Em princípio, não fará parte dos planos do Benfica.

– Ele é um jogador que ainda é muito falado. Só esteve uma época completa e já mostrou este rendimento. Nesta altura, o Benfica tem o Darwin Nuñez, que é o ‘titularíssimo’ e que poderá ser vendido na próxima temporada. É a galinha dos ovos de ouro. Ainda ficam outros jogadores, como Yaremchuk e Gonçalo Ramos, que é da base do Benfica, e agora uma eventual contratação, que é um jogador do Boa Vista, o Petar Musa. Ainda o Seferovic que deverá sair. Está composto um leque de muitos avançados. Os torcedores talvez gostassem de ver Carlos Vinícius como uma alternativa, mas não me parece que vá acontecer.

Jogador certo para o Palmeiras?

– Penso que o Carlos Vinícius tem a capacidade de vingar no Palmeiras. Pode levantar algumas dúvidas se você falar nos últimos empréstimos, mas acredito que no Palmeiras poderá render. Ele tem qualidade, já mostrou no Benfica. O Palmeiras é uma equipe que usa muito a profundidade e o Carlos Vinícius é um jogador capaz de aproveitar estas situações. Conjugando isso com a capacidade de finalização de dentro da área, mais sua mobilidade, acredito que poderá ter a capacidade de conquistar os adeptos.

Protagonismo e pressão da torcida

– Acredito que ele já tenha vindo para ter um papel de destaque naquela temporada pelo Benfica pelo preço, mas não era a principal figura. Nesta temporada chegou o Raúl de Tomás e acabou por não ser uma experiência muito positiva. Essa equipe do Bruno Lage jogava com dois atacantes e o Carlos Vinícius era o jogador de referência. Ele não tardou muito para agarrar esse lugar no Benfica. A torcida do Benfica já é muito exigente. Essa temporada não foi muito feliz. O treinador saiu e o Carlos Vinícius foi correspondendo principalmente na primeira metade da temporada, depois apagou-se um pouco à medida que os resultados foram desaparecendo. A torcida do Benfica era muito exigente, então acredito que este fator não seja um problema. Precisará de um tempo de adaptação, esperamos que os adeptos tenham paciência, mas acredito que não demorará para ter impacto na equipe do Palmeiras.

Carlos Vinícius chegou ao Benfica em julho de 2019, vindo do Napoli, e foi emprestado ao Tottenham em outubro de 2020, onde trabalhou com José Mourinho. No ano passado, um novo empréstimo foi feito, desta vez para o PSV, com duração de duas temporadas, até o meio de 2023.

LEIA MAIS