Sai que é sua, Weverton! Taffarel elogia goleiro: ‘Sempre dá resposta positiva’

Treinador de goleiros da Seleção Brasileira tem acompanhado o trabalho do camisa 1 do Palmeiras

Weverton disse para o elenco do Palmeiras que a partida final contra o Corinthians seria o dia “mais importante da vida”. O título paulista chegou muito pelas duas defesas do goleiro nas penalidades.

As boas atuações de Weverton fazem com que a comissão técnica de Tite esteja atenta. Com dez convocações desde a chegada do treinador ele só perde para Alisson e Ederson, com 15 cada, na lista dos mais chamados para a posição.

“Contamos muito com ele na Seleção. Não dá para contar que é uma convocação certa porque isso depende do Tite, depende muito do momento dele. Isso a gente leva muito em consideração e por isso acompanha todos os atletas, inclusive ele. Mas para mim, no Brasil, hoje, ele, junto com o Santos do Athletico Paranaense, são os dois goleiros que realmente estão sendo convocados e estão dando sempre uma resposta positiva, seja na Seleção, seja nos clubes, porque esta é a filosofia do Tite: convocar quem está bem nos clubes. Então acho que essa é a primeira coisa. O Weverton está jogando muito bem no Palmeiras, teve uma evolução muito grande e por isso está sendo convocado e nos dando muita segurança”, disse Taffarel ao NOSSO PALESTRA.

O preparador de goleiros da Seleção Brasileira tem mantido contato constante com Weverton. Os dois se falaram no início da pandemia e retomaram as conversas na volta do futebol.

“Tenho acompanhado bastante o Weverton. A gente conversou mesmo na época do início da pandemia, em que estavam parados e ele treinando em casa. Na volta dele, retomamos a conversa, na troca de treinadores do Oscar para o Rogerião. Tenho tido muito contato com ele, agora assistindo ao Campeonato Paulista. Tenho acompanhado ele e estou muito feliz com o rendimento dele, o resultado do trabalho que ele tem feito. Bastante feliz com as atuações, segurança, vencendo. Muito importante para ele, isso. Feliz com essa volta dele, muito positivo”, afirmou o ex-goleiro e membro da comissão técnica de Tite.

A evolução do arqueiro também é elogiada por Rogério Godoy, preparador de goleiros do Palmeiras. Ele chegou ao clube durante a pausa por conta do coronavírus e o trabalho tem sido proveitoso.

“Tem sido maravilhoso. A gente fica feliz, né? A gente apresentou a nossa metodologia e cobra bastante dos jogadores, tanto do Weverton quanto dos outros goleiros. Entenderam a maneira que a gente gosta de trabalhar e a gente vem trabalhando firme e forte para que, quando a equipe precisar do nosso arqueiro, a gente esteja na melhor condição possível”, diz Rogerião ao NOSSO PALESTRA.

Nesta quarta, o Palmeiras começa a caminhada por mais um título e Jailson estará no gol contra o Fluminense, às 21h30 no Maracanã. O camisa 1 será poupado para, quem sabe, ter um novo dia mais importante da vida em breve.

Weverton em ação com Taffarel durante treinamento na Seleção Brasileira

Bate-Bola com Taffarel:

Como é a convivência com Weverton na Seleção?

Convivência na Seleção é muito fácil. É um guri que se dedica 100%. Ele é muito exigente com ele mesmo. Procura sempre acertar, melhorar, ouve muito. Porque nós goleiros, eu agora treinador, a gente conversa bastante, troca ideia. Nada muito sério, mas também uma conversa sempre franca, para ajudar. Inclusive, no início dos trabalhos na Seleção, eu dei uns toques para ele, que achou pertinente e mudou, então acho que é em cima disso que a gente trabalha, na confiança, no ajudar, no melhorar e essa evolução ela vem acontecendo sempre. Esse é o motivo que o Weverton está sendo sempre convocado e é um dos melhores aqui no Brasil.

Você era um exímio pegador de pênalti e o Weverton tem tido cada vez mais destaque neste quesito. Chegam a conversar sobre isso quando estão juntos?

Não. Pênalti não é assim que a gente conversa, até porque tiveram poucas chances assim de a gente conversar em função de uma disputa futura de pênaltis, né? Tenho acompanhado assim que ele tem tido sorte… (pausa e risos). Eu digo que pênalti é muita sorte, muita felicidade nas cobranças e, nessa última contra o Corinthians, sempre escolhendo o canto certo. Na cobrança, durante o jogo, quase pegou. Talvez ele não acreditasse muito que a bola chegasse ali naquele raio de ação dele, que poderia ter defendido, com certeza. Mas se recuperou totalmente nas disputas finais. Está se tornando, realmente, um grande pegador de pênalti. É nesses momentos que tu se transformas em um pegador de pênalti. Quando precisa, tu vais lá e faz a sua parte. Ele tem feito isso.

O Palmeiras trocou de preparador de goleiro recentemente, o Oscar deu lugar ao Rogerião. Isso pode mudar algo pensando em Seleção? Não muda nada essa questão de troca de treinador de goleiro. O Oscar vinha fazendo um excelente trabalho com o Weverton, excelente mesmo. Houve essa troca e não sei os motivos, isso é coisa do clube, mas o Rogerião é um excelente profissional também e vinha fazendo um bom trabalho aqui no Grêmio e, com certeza, vai dar continuidade ao trabalho que o Weverton gosta de fazer. Praticamente é a mesma linha. Aliás, a nossa escola de goleiro brasileiro é muito boa, ela é perfeccionista, técnica. É uma das escolas que reputo como uma das melhores do mundo todo. Infelizmente, a gente não tem esse conceito lá fora e aqui no Brasil ainda é pouco. Mas eu acredito que temos uma excelente escola de goleiros e o Weverton vai continuar o trabalho que vinha fazendo com o Oscar e agora com o Rogério.