O Palmeiras vive um momento delicado e inédito na Libertadores. Pela primeira vez sob o comando de Abel Ferreira, o time perdeu um jogo de ida no mata-mata da Libertadores e, por isso, precisará reverter o resultado dentro de casa. Para isso, o Verdão conta com o bom retrospecto na temporada em partidas nas quais a equipe saiu atrás.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Em embates decisivos, o Alviverde perdeu duas vezes em 2022. A primeira, pelo Paulistão, foi diante do São Paulo, por 3 a 1. No entanto, o Maior Campeão Nacional conseguiu o título após golear o rival por 4 a 0 dentro do Allianz Parque. A segunda, pela Copa do Brasil, foi, novamente, contra a equipe de Rogério Ceni, mas, desta vez, o atual bicampeão continental não foi capaz de sair com a classificação.
Na ocasião, o time de Abel Ferreira teve uma boa atuação e precisou de menos de 45 minutos para fazer 2 a 0, acabando com a vantagem adversária. Contudo, na segunda etapa, Calleri recebeu em condição polêmica – o árbitro de vídeo falhou e não analisou a posição do atacante – e foi derrubado na área. Luciano, então, diminuiu, levando a partida para os pênaltis e, posteriormente, eliminando o Verdão.
Contanto todos os jogos da temporada, porém, o Palmeiras saiu atrás no placar em 18 oportunidades, mas só foi derrotado em seis. A primeira foi na final do Mundial de Clubes, contra o Chelsea – os Blues marcaram primeiro com Lukaku. Mesmo assim, o Maior Campeão Nacional conseguiu o empate aos 64 minutos de jogo, em cobrança de pênalti de Raphael Veiga. No entanto, na prorrogação, os ingleses superaram os brasileiros e, também da marca da cal, garantiram o título nos minutos finais da prorrogação, em Abu Dhabi.
Posteriormente, o time de Abel Ferreira perdeu outras cinco vezes vezes. Os confrontos foram pela primeira partida da final do Paulistão, 3 a 1 para o São Paulo, com o resultado revertido em goleada por 4 a 0 no Allianz Parque no jogo decisivo; pela primeira rodada do Brasileirão, dentro de casa, perdendo para o Ceará por 3 a 2; pelas oitavas de final da Copa do Brasil, mais uma vez em um Choque-Rei, por 1 a 0, e duas vezes para o Athletico-PR – 2 a 0 no Brasileirão e 1 a 0 pela Libertadores.
Nos outros 12 confrontos, o Palmeiras virou apenas quatro vezes, contra Independiente Petrolero (8 a 1), pela Libertadores, com sete gols anotados no segundo tempo; a Juazeirense (2 a 1), pela Copa do Brasil, reagindo rapidamente, apenas oito minutos após o tento adversário, com Breno Lopes, e fechando o triunfo com Scarpa; o Atlético-GO (4 a 2), com quatro bolas na rede no final do primeiro tempo, e o São Paulo (2 a 1), pelo Brasileirão, contando com o brilho dos zagueiros Murilo e Gómez, que marcaram nos acréscimos da segunda etapa do clássico.
Quando saiu atrás no placar e não venceu, o Maior Campeão Nacional buscou o empate em oito ocasiões. O primeiro foi no dia 29 de janeiro, diante do São Bernardo. Após um pênalti desperdiçado por Rafael Navarro, o adversário abriu o placar, aos 36 minutos do primeiro tempo. Na etapa complementar, porém, a equipe conseguiu o empate, em mais uma penalidade máxima, desta vez convertida por Wesley.
O 2 a 2 contra o Athletico-PR na Recopa Sul-Americana também se destaca. Na partida o Verdão esteve em desvantagem duas vezes, mas conseguiu, no último minuto de jogo, empatar, com gol de pênalti de Raphael Veiga.
Outro 2 a 2 marcante foi pela Libertadores, contra o Atlético-MG. Jogando mal, o Palmeiras viu o adversário abrir dois gols de vantagem empurrado pela torcida, além de inúmeras oportunidades para ampliar. Mesmo assim, o time de Abel Ferreira manteve o foco e, no fim da partida, conseguiu balançar as redes duas vezes, igualando o marcador e aumentando as chances de classificação – a equipe avançou à semifinal nos pênaltis após empate em 0 a 0 no Allianz Parque.
Recentemente, o Alviverde voltou a precisar correr atrás do resultado. Contra o Athletico-PR, pela competição continental, o time não foi bem-sucedido na missão, terminando com um jogador a mais e um gol a menos no placar. No embate seguinte, pelo Brasileirão, Abel escalou os reservas e não conseguiu garantir uma boa atuação, mas foi suficiente para empatar em 2 a 2 com o Red Bull Bragantino.
Precisando de um resultado positivo, o Palmeiras entra em campo contra o Athletico-PR na próxima terça-feira (6) às 21h30 (de Brasília).
Confira todos os jogos em que o Palmeiras saiu atrás em 2022:
1×1 – São Bernardo
1×2 – Chelsea
1×3 – São Paulo
2×2 – Athletico-PR
2×3 – Ceará
1×1 – Red Bull Bragantino
8×1 – Independiente Petrolero
1×1 – Goiás
2×1 – Juazeirense
4×2 – Atlético-GO
2×1 – São Paulo
0x1 – São Paulo
2×2 – Avaí
0x2 – Athletico-PR
2×2 – Atlético-MG
1×1 – Flamengo
0x1 – Athletico-PR
2×2 – Red Bull Bragantino
LEIA MAIS:
Colunistas opinam: Endrick já deve ser utilizado na equipe profissional do Palmeiras?
‘Não estamos satisfeitos’, afirma Abel sobre empate do Palmeiras contra Red Bull Bragantino
Após gol e desabafo, Abel elogia Merentiel: ‘Gosto de jogadores que falam dentro de campo’