Torcida faz mosaico relembrando Arrancada Heroica no Choque Rei

Na arquibancada do Allianz Parque estará uma homenagem ao Campeonato Paulista de 1942, conquistado pelo Verdão em cima do São Paulo

A torcida palmeirense preparou, para o Choque Rei, um mosaico relembrando a Arrancada Heroica, momento em que o Palestra Itália se tornou Palmeiras e conquistou o Campeonato Paulista em cima do São Paulo.

Mosaico feito pela torcida relembrando um dos mais importantes momoentos da história do clube (Foto: Divulgação)

Em 1942, o então Palestra Itália foi forçado pelo governo brasileiro a mudar o seu nome, devido à entrada do país na Segunda Guerra Mundial. Com isso, a equipe passou a se chamar Palestra de São Paulo, e, ainda no mesmo ano, tornou-se Sociedade Esportiva Palmeiras.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

Em meio a essa conturbada situação extracampo, o Verdão, ainda como Palestra de São Paulo, foi avassalador no Campeonato Paulista, conquistanto 16 vitórias e dois empates nos primeiros 18 jogos da competição. Com isso, o Alviverde precisava de apenas mais uma vitória para sagrar-se campeão.

Elenco campeão paulista de 1942 (Foto: Divulgação/Ag. Palmeiras)

No penúltimo confronto, o recém nomeado Palmeiras encarou o São Paulo. Neste embate, o Verdão, até os 19′ do segundo tempo, vencia por três a um e, após uma forte entrada dentro da área, Virgílio, zagueiro são paulino, foi expulso. Com isso, os atletas do Tricolor optaram por abandonar a partida e o Palmeiras conquistou o seu primeiro título com o novo nome.

A torcida, então, optou por relembrar a Arrancada Heroica, um dos mais importantes momentos da história do maior campeão nacional, justamente no clássico contra o São Paulo, que ocorrerá neste sábado (10), às 19h (horário de Brasília).

View this post on Instagram

Arrancada Heróica 1942. O mundo vivia sob os efeitos da 2° Guerra Mundial. O Brasil se alia aos Estados Unidos, União Soviética, Reino Unido, França e outros na guerra contra os países do "eixo" (Alemanha, Italia e Japão). Dentro do país, o governo brasileiro fazia pressão para que os clubes de futebol mudassem os seus nomes de origem italiana. Nosso time foi vítima dessa perseguição. O nome Palestra Italia teria que ser alterado. Juntamente com a pressão para alteração do nome, em março de 1942 o governo homologa um decreto determinando que os bens pertencentes a italianos, alemães e japoneses poderiam ser confiscados. Com tudo isso, o Palestra Italia muda seu nome para Palestra de São Paulo. Se aproveitando da situação, dirigentes do São Paulo FC cogitam interesse em confiscar o nosso eterno Estádio Palestra Italia. A pressão era gigante em cima do nosso clube. Não aceitavam o novo nome. Ao mesmo tempo, em campo, o Palestra de São Paulo vinha fazendo bonito e liderando o Campeonato Paulista da época. Com tanta pressão, em 14 de setembro de 1942, a diretoria do Palestra se reuniu e, após muita discussão e muita resistência, decidiu por mais uma mudança de nome, adotando o nome Sociedade Esportiva Palmeiras, em homenagem ao Clube Atlético das Palmeiras, clube já extinto na época, mas que sempre esteve ao lado do Palestra por diversas vezes. A essa altura restavam 2 jogos para o fim do campeonato paulista de 1942. O Palestra de São Paulo era o líder do torneio e uma vitória em um dos 2 jogos nos garantia o título. Quis o destino que o primeiro adversário, já com o nome de Sociedade Esportiva Palmeiras, fosse o São Paulo FC, que queria tomar o nosso estádio. No dia 20 de setembro de 1942, no Estádio do Pacaembu, a Sociedade Esportiva Palmeiras entrava em campo pela primeira vez. Mostrando que sabiam ser brasileiros, os atletas do Verdão entraram em campo ostentando a bandeira nacional, para surpresa do público presente. À frente dos atletas estava Adalberto Mendes, um sergipano capitão do exército e que compunha a diretoria do nosso clube. [texto continua nos comentários]

A post shared by Mancha Alvi Verde (Oficial) (@manchaverdetorcida) on

LEIA MAIS:
Palmeiras acerta venda de Bruno Henrique ao Al-Ittihad
Weverton participa de campanha sobre desaparecimento de crianças
Rei dos clássicos em 2020, Luiz Adriano busca primeiro gol contra o São Paulo