Transmissão, arbitragem, escalação, retrospecto… tudo sobre Corinthians x Palmeiras

(Arte: Arte Palestrina/Matheus Bottura)

É a hora de decisão, palmeirense!
É a hora de clássico!
É hora de Dérbi!
É a hora de título!

O Palmeiras encara o Corinthians na noite desta quarta-feira (5), às 21h30, em Itaquera, jogo de ida das finais do Campeonato Paulista 2020. O segundo jogo da final do estadual está marcado para sábado (8), às 16h30, no Allianz Parque.

Em caso de igualdade de pontos e saldo de gols, a taça será disputada em cobranças de pênaltis.

As partidas continuam sendo com portões fechados devido à pandemia do Covid-19.

ULTIMA PARTIDA

A classificação às finais veio com uma vitória simples sobre a Ponte Preta no domingo (02), no Allianz Parque, com gol de Patrick de Paula, em jogo único das semifinais.

7ª FINAL DE CAMPEONATO PAULISTA ENTRE PALMEIRAS E CORINTHIANS

Em boa parte das mais de 100 edições do Paulistão foi disputada no sistema de pontos corridos ou com uma fase decisiva envolvendo mais de um time, esta é apenas a sétima vez que os arquirrivais se encontram em uma final de estadual (sem contar o Paulista extra de 1938, vencido pelo Palestra Italia).

O retrospecto aponta equilíbrio: 3 a 3.

Enquanto o Verdão levou a melhor nas três primeiras (1936, 1974 e 1993), o Alvinegro faturou as três mais recentes (1995, 1999 e 2018 – esta última nos pênaltis, em jogo marcado pela polêmica arbitragem, que, ainda antes da introdução do VAR no futebol, interrompeu a partida por inexplicáveis oito minutos antes de anular a marcação de um pênalti a favor do Palmeiras).

No geral, por qualquer competição, Palmeiras e Corinthians já disputaram 31 finais, com ampla vantagem alviverde: 22 a 9.

NÚMEROS DO DÉRBI

Palmeiras e Corinthians já realizaram 373 jogos, sendo 131 vitórias alviverdes, 130 derrotas e 112 empates, com 524 gols marcados pelo Verdão e 486 sofridos – contabiliza-se todas as partidas em que os dois clubes se enfrentaram com os seus times principais, independentemente do tempo de jogo e se era amistoso ou jogo de campeonato.

O último Dérbi foi disputado no dia 22/07/2020, em Itaquera, após retomada do Campeonato Paulista, e terminou com derrota alviverde por 1 a 0.

Já a última vitória palestrina no clássico foi em 9/9/2018, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro: 1 a 0, gol de Deyverson.

CURIOSIDADE

Um dado curioso no clássico é que, últimos 24 jogos entre as equipes, o time que marcou o primeiro gol não perdeu.

A última virada aconteceu em 24/06/2012, quando Corinthians saiu atrás no marcador e conseguiu a vitória por 2 a 1, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro.

RETROSPECTO NO CAMPEONATO PAULISTA

210 jogos, 70 vitórias do Palmeiras, 61 empates, 79 derrotas, 297 gols marcados e 283 gols sofridos.

MELHOR DEFESA DO CAMPEONATO PAULISTA DESDE 2017

O Palmeiras sofreu apenas seis gols nas 14 partidas disputadas até aqui no Campeonato Paulista, e detém, de forma isolada, a defesa menos vazada do torneio, algo que se repete pela quarta temporada consecutiva.

PALMEIRAS FAZ 81,84% DOS GOLS NA TEMPORADA NO SEGUNDO TEMPO

O gol de Patrick de Paula diante da Ponte Preta foi apenas o quinto marcado no primeiro tempo dentre as 27 bolas na rede do time na temporada – ou seja, 18,52% anotados na etapa inicial contra 81,48% (22) na etapa final.

Antes desse gol decisivo, os últimos nove gols haviam sido anotados no segundo tempo.

DATA, HORÁRIO, LOCAL, TRANSMISSÃO, ARBITRAGEM, PROVÁVEIS ESCALAÇÕES… OS DADOS DE PALMEIRAS X SANTO ANDRÉ

Data: 05 de Agosto de 2020
Horário: 21h30 (Horário de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo

Árbitro: Raphael Claus

Assistentes: Neuza Ines Back e Daniel Paulo Ziolli

VAR: Thiago Duarte Peixoto

TRANSMISSÃO:

REDE GLOBO, TV aberta para os estados de PR, SP, RJ (Resende), ES, GO, TO, MS, MT, SE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR e AP (mais o DF), com narração de Cléber Machado, comentários de Casagrande e Paulo Nunes, Edgar Alencar e Marco Aurélio Souza nas reportagens.

SPORTV e PREMIERE, TV por assinatura e pay-per-view, respectivamente, para todo o Brasil, com narração de Odinei Ribeiro e comentários de Sérgio Xavier (por vídeo) e Maurício Noriega. André Hernan fica nas reportagens.

TV PALMEIRAS, apenas áudio.

TEMPO REAL do Nosso Palestra pelo Twitter.

Provável escalação do PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Patrick de Paula, Gabriel Menino e Ramires; Willian, Rony e Luiz Adriano.

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Desfalques: Felipe Melo e Gabriel Verón (machucados) e Luan Silva (em transição física)

Pendurado: Felipe Melo

Provável escalação da Corinthians: Cássio, Fagner, Gil, Danilo Avelar e Carlos; Gabriel, Éderson e Luan; Ramiro, Mateus Vital e Jô.

Técnico: Tiago Nunes.

Desfalques: Nenhum.