Treinador do Sub-17, Orlando Ribeiro analisa bom início no comando do Palmeiras

Ainda invicto após cinco partidas dirigindo o Verdão, o técnico soma 86% de aproveitamento e concedeu entrevista exclusiva ao NOSSO PALESTRA

Contratado pelo Palmeiras em 22 de julho, ocupando a vaga deixada por Artur Itiro no comando da equipe Sub-17, Orlando Ribeiro tem surpreendido no início de trabalho e precisou de apenas duas partidas no Allianz Parque para quebrar duas vezes o recorde de maior goleada do estádio, batendo a Desportiva Paraense por 9 a 0 e o Confiança por 10 a 0, respectivamente pela primeira fase e oitavas de final da Copa do Brasil Sub-17.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.

As goleadas superaram o antigo recorde da casa do Verdão, inaugurada em 2014. As antigas marcas foram estabelecidas em 2021 e pertenciam ao time Sub-20, que venceu por 8 a 0 diante o Presidente Medici-MA, e à equipe feminina, que ganhou do Napoli-SC pelo mesmo placar. Na equipe principal, o recorde foi instaurado em maio de 2021, na vitória por 6 a 0 diante do Universitário, do Peru, pela Libertadores.

Em entrevista exclusiva ao NOSSO PALESTRA, Orlando Ribeiro destacou a importância dos resultados e também a sensação de estar colaborando com a história do clube e do estádio.

– A sensação de saber que ajudamos e participamos da quebra desses recordes é muito boa. Juntamente com toda a comissão, com todo o setor da base, nós ficamos muito felizes. É uma participação que estamos tendo em pouco tempo e as pessoas vão lembrar sempre que fizemos parte dela – afirmou o treinador ao NP.

Ainda relembrando das partidas, ressaltou que a quantidade de gols é atípica, mas demostra que o coletivo está sempre em busca do ataque e do gol.  

– Se a gente for falar em relação à quantidade de gols que saíram, eu não posso dizer que surpreendeu, mas é um resultado atípico. Não é sempre que acontece, então ficamos felizes por saber que eles estão sempre em busca do gol – completou.

Além das duas históricas goleadas, o comandante soma mais duas vitórias e um empate pelo Alviverde, totalizando cinco partidas oficiais. Com 86,6% de aproveitamento, são 28 gols feitos e apenas três sofridos, além da vaga assegurada nas quartas de final da Copa do Brasil da categoria.

Orlando orienta equipe durante partida (Foto: Fabio Menotti)

Com Licença PRO da CBF, curso de especialização de treinadores, Orlando é adepto de modelo de jogo ofensivo, com linhas altas e pressão, e o sistema já vem sendo executado pelo plantel durante as partidas.

– Em relação ao modelo de jogo, nós temos por ideia um jogo ofensivo, um sistema que favoreça esse modelo de linhas altas, pressão no adversário e coisas do tipo, que é o que eles já vinham fazendo. Sempre temos um detalhe ou outro que vamos ajustando, mas é fato que ficamos muito felizes pela vitória e quantidade de gols – analisou.

Enquanto isso, se a situação é excelente na Copa do Brasil, no Campeonato Paulista o panorama é de recuperação. Após iniciar com empate diante do Flamengo de Guarulhos, fora de casa, a esquadra alviverde bateu o União Suzano por 2 a 1 na Academia de Futebol II, com gols de Daniel e Wendell.

– Nós não iniciamos bem o Campeonato Paulista. Tivemos uma dificuldade (na estreia) com o campo um pouco reduzido nas dimensões, além da chuva, e isso realmente atrapalha uma equipe que pretende ocupar bem os espaços. No entanto, estamos encarando o Campeonato Paulista com o grupo do Sub-17 e até com alguns meninos do Sub-16, e acredito que o início servirá para observar mais os atletas, para conseguir equilibrar a equipe na parte física e entendimento de jogo. Como os dois grupos são grandes e de alta qualidade, acredito que vamos conseguir dar a mesma oportunidade para todos, tanto para aqueles que já tem espaço no time, quanto para os que não estão jogando a Copa do Brasil. E pode ter certeza de que quem ganha com isso é o Palmeiras – finalizou após traçar uma panorama da equipe no estadual.

Tentando embalar o sexto jogo da categoria sem derrota e também a consolidação no Paulistão, o Palmeiras Sub-17 volta a campo na manhã deste sábado (11), às 11h (horário de Brasília), na Academia de Futebol II, em Guarulhos, diante do São José, válido pela quarta rodada Campeonato Paulista – a equipe folgou na terceira rodada. Já pela Copa do Brasil, a equipe enfrentará o Athletico Paranaense nas quartas de final, com partidas programadas para o final de setembro. O Verdão faz a primeira partida no Allianz Parque e decide a vaga em Curitiba.

LEIA MAIS:
CBF divulga informações para o Dérbi que definirá o campeão do Brasileirão A1
Alvo de clubes do exterior, Wesley descarta saída em 2021 e projeta conquista da segunda Libertadores
Trio do Palmeiras é denunciado pelo STJD por expulsões contra Atlético-MG