Trem das 8: Essencial no esquema do Palmeiras, Zé Rafael lidera estatísticas entre volantes do futebol brasileiro

Jogador vive grande fase no Verdão e auxilia equipe com gols, assistências e bons números defensivos

Um dos pilares do Palmeiras de Abel Ferreira, o meio-campista Zé Rafael, de 28 anos, é o líder em gols e participações diretas entre todos os volantes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro na temporada 2022. Em 21 partidas desde o início da temporada, o ‘trem’ já participou de sete gols palestrinos.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Compondo a dupla de volantes ao lado de Danilo, Zé Rafael possui importância principalmente na articulação de jogadas do Palmeiras, ficando responsável por marcar e distribuir os passes no meio. Acostumado a jogar mais perto do gol antes de chegar ao clube palestrino, Zé tem boas estatísticas ofensivas nesta temporada – mesmo jogando como volante – com sete passes decisivos e 25 chutes, sendo 11 no gol.

No aspecto defensivo, o jogador também tem sido uma importante peça no esquema de Abel Ferreira. O volante já soma 33 desarmes e 117 bolas recuperadas na temporada – média de 5,5 por jogo – além de 86% de precisão nos passes curtos.

Vale lembrar que no último sábado (23), Zé Rafael ajudou a equipe ao participar diretamente do terceiro gol do Palmeiras na vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, na Arena Barueri. Na jogada, o volante ganha uma forte dividida com o adversário e lança Dudu, que completou para o fundo da rede. Pela avaliação do NOSSO PALESTRA após a partida, o meia foi o melhor jogador do Dérbi.

Líder do Palmeiras em desarmes na temporada 2021 e o terceiro em dribles, o camisa 8 é também o quinto colocado na lista de maiores garçons do atual elenco, com 17 assistências. Atualmente ele aparece atrás somente de Raphael Veiga (20), Marcos Rocha (22), Gustavo Scarpa (41) e Dudu (83).

Com Zé Rafael, que foi poupado na vitória por 3 a 1 diante do Emelec, do Equador, o Palmeiras volta a campo neste sábado (30), diante da Juazeirense, da Bahia, em jogo válido pelo partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Após ser eliminado justamente nessa altura da competição na última temporada, o Verdão busca o tetracampeonato da competição.

LEIA MAIS