Último gol de Endrick nas categorias de base do Palmeiras completa um ano

'Last dance' do atacante aconteceu no título do Brasileiro Sub-20 de 2023, contra Corinthians. Um ano depois, ele é opção para compor ataque titular do Verdão na semifinal da Libertadores

Titular no último teste do Palmeiras antes da partida diante do Boca Juniors, pela Libertadores, o atacante Endrick, de 17 anos, é opção no ataque palestrino para iniciar o jogo desta próxima quinta-feira (28), em La Bombonera, na Argentina. Um ano atrás, no entanto, o jovem decidia decisão no Sub-20, em duelo marcado como despedida nas categorias de base.

Foi no dia 25 de setembro de 2022 que Endrick marcou na vitória palmeirense por 1 a 0 sobre o Corinthians, na Neo Química Arena, e garantiu a conquista do Campeonato Brasileiro Sub-20 para a equipe. O duelo, além de ficar marcado como a última bola na rede como atleta de categorias de base, também foi a despedida da promessa entre os juniores.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Gabriel Menino comenta preparação do Palmeiras: ‘Treinando muito bem’

Desde então, foram 45 jogos com Abel Ferreira, com 10 gols. Entre altos e baixos, o prodígio chegou a assumir a titularidade no início de 2023, mas viveu período de baixa e chegou a ser última opção de ataque no meio do ano. Em 2023 são sete bolas na rede.

Apesar do último jogo como juvenil apontar um ano, a estreia com Abel aconteceu somente em outubro, contra o Coritiba. Ao entrar em campo com 16 anos, sete meses e 21 dias, o atacante superou Vinicius, que atuou no Verdão entre 2009 e 2014, como jogador mais jovem a pisar dentro das quatro linhas.

Em 2022, quando o Palmeiras também disputou a semifinal da Libertadores, Endrick foi preterido por ‘Flaco’ López. A disputa, que ocorreu em setembro, não teve o prodígio nem como relacionado, apesar de que a Cria já treinava na Academia de Futebol, em São Paulo, ao lado dos atletas adultos. A primeira aparição no banco de reservas aconteceu três jogos após a eliminação, na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG fora de casa.

‘López”, por sua vez, ficou marcado após a semifinal e eliminação contra o Athletico-PR no Allianz Parque. Titular no jogo de ida, na Arena da Baixada, em Curitiba, o argentino errou chance clara nos primeiros minutos, e dificultou a vida palmeirense. Na ocasião, o time saiu derrotado por 1-0 fora de casa e foi eliminado em São Paulo após empate em 2 a 2.

Palmeiras e Boca Juniors entram em campo nesta quinta-feira (28) às 21h30 (de Brasília) em La Bombonera, em Buenos Aires. A partida de volta acontece no dia 5 de outubro (quinta-feira) no mesmo horário, no Allianz Parque. O vencedor enfrenta Internacional ou Fluminense na grande decisão, marcada para o Maracanã no dia 4 de novembro (sábado).