O Palmeiras é o único entre os quatro principais clubes do futebol paulista a estar na semifinal do Campeonato Paulista de 2023. Pela primeira vez no século, o torneio contará com apenas um dos tidos como ‘grandes’ do estado, aumentando ainda mais a disparidade entre o Verdão e os rivais.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Desde 2015, ano em que o Verdão começou o processo de reestruturação, o time conquistou 11 títulos de expressão, mais que o dobro do rival mais vencedor. Com a chegada da Crefisa e a construção do Allianz Parque, o clube foi duas vezes campeão da Libertadores, três do Campeonato Brasileiro, duas da Copa do Brasil, duas do Campeonato Paulista, além de uma Recopa Sul-Americana e uma Supercopa do Brasil.
No mesmo recorte temporal, Corinthians, segundo colocado na lista, conquistou cinco taças. O time da Zona Leste faturou em duas oportunidades o Brasileirão e em três, o Paulista. O Santos aparece em segundo lugar, com dois estaduais, enquanto o São Paulo fecha a lista com somente um.
Além da vantagem em títulos, o Palmeiras também sobra no retrospecto de jogos contra os rivais. Em 2022, o time de Abel Ferreira venceu dez clássicos na temporada, se tornando o ano com mais triunfos do Verdão em cima dos seus três maiores rivais, superando 1965 e 1969, quando havia vencido nove jogos contra o trio.
Ao todo, o time palestrino enfrentou Santos, São Paulo e Corinthians em 13 oportunidades na temporada: venceu 10 vezes, empatou uma e perdeu somente duas. Na conquista do Brasileirão de 2022, o Verdão terminou invicto em clássicos, e venceu cinco dos seis jogos que disputou – empatou somente com o São Paulo no segundo turno.
Atual campeão do Paulistão e dono da melhor campanha da fase classificatória, o Palmeiras encara o Ituano na semifinal. O vencedor enfrenta quem passar no duelo entre Red Bull Bragantino e Água Santa na final. A partida ocorrerá no próximo domingo (19), às 16h (de Brasília), no Allianz Parque. Os rivais voltam a atuar somente em abril, pelo Campeonato Brasileiro
LEIA MAIS
Palmeiras arrecada cerca de oito toneladas de doações para comunidades afetadas pelas chuvas no litoral de São Paulo
Ituano confirma horário de semifinal do Paulistão contra Palmeiras
Titular absoluto do Palmeiras, Gabriel Menino projeta ‘evoluir cada dia mais’ na sequência do Paulistão