VAR no gol de Rony: o que se sabe até agora sobre polêmica
Atacante teve golaço anulado por impedimento controverso; CBF divulgou áudios e presidente de comissão aprovou decisão
No último domingo (28), Palmeiras e Atlético-MG entraram em campo pelo Brasileirão. O empate em 1 a 1 ficou marcado por polêmicas de arbitragem. Rony fez um golaço de bicicleta nos primeiros minutos de jogo, mas, após rápida análise, o VAR concluiu que o atleta estava em posição irregular antes de receber a bola.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
A imagem utilizada para a marcação levantou questionamentos, uma vez que o ângulo não é o mais apropriado para identificar o possível impedimento. Além disso, em contato com o NOSSO PALESTRA, o especialista Felipe Moura explicou que o VAR possui uma margem de erro que deveria ser considerada a favor do atacante.
No áudio da conversa entre o árbitro de campo e a equipe do VAR divulgado pela CBF, é possível ver a análise feita pelos envolvidos, incluindo alguns questionamentos quanto ao ângulo escolhido e à colocação das linhas.
O presidente da comissão de arbitragem, Wilson Seneme, afirmou que o VAR acertou na decisão. Além disso, revelou que a decisão do árbitro não está sendo transmitida em tempo real nos estádios por decisão da detentora dos direitos, no caso, a TV Globo.
O gol anulado de Rony não foi a única polêmica do jogo. O atacante Pavón, que já tinha cartão amarelo, fez falta dura em Vanderlan no campo de defesa alviverde no segundo tempo, mas não foi expulso. Depois do jogo, a comentarista de arbitragem Renata Ruel criticou a decisão.
Com o resultado, o Palmeiras segue invicto, chegando a 16 pontos na segunda posição na tabela do Brasileirão. O time de Abel Ferreira volta a campo no campeonato nacional diante do Coritiba no domingo (4). Antes, enfrenta o Fortaleza pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.