Venda de ingressos para jogo do Palmeiras na Bombonera tem oportunistas na fila preferencial e cambismo inflacionado

Foto: Blog do Fragoso/Twitter

A madrugada dessa quinta-feira foi longa para muitos torcedores palmeirenses que encararam horas de fila em busca de um ingresso para a partida do próximo dia 24 de outubro, entre Palmeiras e Boca Juniors, na Argentina, pela semifinal da Copa Libertadores da América. Parte dos que passaram cerca de 12 horas na fila garantiram seus ingressos, porém muitos que chegaram pouco tempo depois ficaram sem suas entradas. De acordo com relatos, alguns torcedores se aproveitaram de filas preferenciais para obter mais ingressos do que o permitido e outros burlaram o sistema para praticar cambismo com altíssimos preços.

A torcedora Laís Fernandes, de 29 anos, chegou na fila por volta de meia-noite para ter a certeza de que conseguiria acompanhar o Palmeiras na Argentina pela segunda vez no ano. Na primeira fase, Laís obteve seu ingresso chegando na fila às 04hrs da manhã. De acordo com ela, alguns grupos de torcedores conseguiram invadir a parte da frente da fila por volta de 09hrs e burlaram a regra de que cada pessoa poderia comprar dois ingressos por RG, ou seja, por pessoa.

“Essas pessoas estavam comprando dois ingressos por RG, mas estavam com 10 documentos diferentes e, portanto, adquiriam 20 ingressos no mesmo guichê”, disse Laís, que se revoltou com a situação e ainda percebeu uma outra manobra que estava sendo feita para a obtenção de mais entradas: “Alguns passavam por um guichê, compravam seu ingresso e, em seguida, aproveitavam para se locomover até a cabine do lado e comprar mais. Chegaram a sair com oito a 10 ingressos fazendo isso”, concluiu a torcedora que está com passagem e hospedagem comprada, mas não tem ingresso para a partida.

xo--D69A

Foto: Laís Fernandes

Outros relatos dão conta de que a fila preferencial foi palco de ações abusivas por torcedores com direito de utilizá-la. Danilo Prado, de 26 anos, mais um que passou toda a madrugada na fila, confirmou ter visto o mesmo que Laís, além de também presenciar uma situação que evidenciou o problema no setor preferencial: “Eu vi um idoso, um cara grisalho, comprando duas vezes”. Ele confirmou tê-lo visto comprando em um guichê e, logo em seguida, voltando para a pequena fila com o objetivo de comprar em outra cabine minutos depois. Questionada sobre o mesmo problema, Laís Fernandes afirmou ter visto outro caso, no qual uma mulher com criança de colo fez o mesmo processo relatado por Danilo.

COM O FIM DAS VENDAS, CAMBISMO INFLACIONADO

Os ingressos, que começaram a ser vendidos às 10hrs da manhã, se esgotaram nas bilheterias do Allianz Parque próximo das 11hrs. O Palmeiras não divulgou quantos ingressos recebeu do Boca Juniors. De acordo com outros relatos, assim que a bilheteria fechou alguns cambistas já iniciaram o anúncio da venda de entradas. O preço original nos guichês era de 185 reais, enquanto fora deles ganhou aumento significativo. Edmar Andrade, de 36 anos, que chegou na fila às 06hrs da manhã já com passagem para a Argentina comprada, relata um dos valores praticados: “Eu estava lá na Rua Turiassú e um cambista me pediu 1200 reais pelo ingresso".

W96sZYUh-1

Foto: Laís Fernandes

De acordo com o torcedor Guilherme Statari, que entrou na fila às 03hrs da manhã, torcedores que estavam muito atrás eram alvos dos cambistas antes mesmo do fim da venda nos guichês: "Havia cambista com 20 ingressos na mão. Cobravam entre mil e mil e duzentos reais. Um deles conseguiu vender um ingresso na frente de duas viaturas da Polícia Militar. As pessoas gritaram, denunciaram e nada foi feito. O cambista até ironizava que venderia de qualquer jeito".

Todos os torcedores entrevistados pensam no que podem fazer para minimizar o prejuízo dos gastos com a viagem já comprada. Enquanto uns cogitam tentar ingresso na porta de La Bombonera, outros cogitam adiar a passagem, torcendo para uma eventual final com o River Plate para novamente tentar um ingresso na difícil missão de acompanhar o Palmeiras como torcedor visitante. Outros muitos torcedores entraram em contato com a reportagem e trouxeram relatos muito parecidos com as declarações aqui expostas.