Verdão campeão baiano? Entenda a história por trás da conquista do Palmeiras do Nordeste

Clube filiado ao alviverde no início dos anos 2000 conquistou o Estadual durante a parceria

Há quase 20 anos atrás, um clube filial do Palmeiras na Bahia conquistava o Campeonato Baiano. O Palmeiras do Nordeste, atual Feirense FC, chegou ao título do Estadual em maio de 2002. No dia 8 de outubro, Dia do Nordestino, o NOSSO PALESTRA conta esse caso.

A história começa pouco depois da virada do século. Em 2000 na cidade de Feira de Santana, na Bahia, a Associação Atlética Independente foi fundada. Após conseguir dois acessos consecutivos no campeonato do estado, com direito a título da segunda divisão em 2001, o time chegou à primeira divisão.

Para sua estreia na elite do futebol baiano, o clube formou uma pareceria com a Sociedade Esportiva Palmeiras e, assim, passou-se a chamar Palmeiras Nordeste Futebol Ltda. O vínculo com o Verdão garantiu um aporte mensal de R$ 60 mil ao time emergente.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Uniforme do Palmeiras Nordeste, com o emblema contendo a bandeira de todos os estados da região. (Foto: Divulgação)

A equipe foi campeã da primeira divisão logo em seu primeiro ano de disputa da competição e garantiu vaga na Copa do Brasil. O detalhe é que, naquela edição, não participaram os principais clubes do estado, Bahia, Vitória e Fluminense de Feira, que disputavam a Copa do Nordeste.

Posteriormente, foi realizado um chamado “supercampeonato”, no qual a equipe terminou na última colocação e o Vitória sagrou-se campeão. Ainda assim, nada apaga o feito do time recém formado que tem o título de campeão baiano reconhecido pela Federação Baiana de Futebol (FBF).

Em 2004, apenas dois anos depois depois da consolidação da parceria, a diretoria alviverde optou por encerrar o negócio. Então, o time voltou a filiar-se à FBF com o nome Independente Esporte Clube. Quatro anos mais tarde, oficializou a atual alcunha de Feirense Futebol Clube, que mantém até os dias atuais.

Apesar de não ter mais relações com a agremiação, o Palmeiras expõe, em seu site oficial, as conquistas do ex-clube parceiro na aba Galeria de Títulos. Confira aqui.

LEIA MAIS: